3 de agosto de 2021 11:16 por Marcos Berillo
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, faz um apelo para que a população mantenha as medidas preventivas contra o novo coronavírus e, sobretudo, tome uma atitude que salva vidas: completar o esquema vacinal com a segunda dose. O gestor acredita que, com a adoção das ações de prevenção e com a população atendendo ao chamado para se vacinar, em breve, o Estado tende a volta à normalidade.
“Por isso, cada alagoano deve continuar se protegendo e atendendo ao chamado para se vacinar, seja com a primeira ou a segunda dose. É imprescindível completar o esquema vacinal, porque, lugar de vacina, é no braço. Só dessa forma, iremos criar a imunidade coletiva e, com isso, poderemos voltar nossas vidas à normalidade, seguindo, claro, as medidas de distanciamento social, o uso da máscara e a lavagem das mãos, sempre que possível”, enfatizou Alexandre Ayres.
Com o avanço da vacinação, a rede hospitalar pública de Alagoas registra, nesta terça-feira (3), a mais baixa taxa de ocupação de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19, desde 4 de outubro do ano passado, alcançando o índice de 26%. Naquela data, a taxa foi de 24%.
Mesmo com este cenário de queda nas hospitalizações, a recomendação das autoridades sanitárias é que a população mantenha os cuidados relacionados ao combate à pandemia, respeitando o distanciamento social, utilizando máscara e higienizando as mãos para manter a queda da curva de contágio do novo coronavírus.
Segundo o Mapa Diário de Ocupação de Leitos, das 400 vagas de UTI disponíveis para pacientes com a Covid-19, na rede pública, 105 estão ocupadas. Com relação à taxa do interior, o índice corresponde a 32%, com 58 pacientes internos; já quanto à capital, 21% dos leitos estão preenchidos, significando que 47 pacientes estão hospitalizados em leitos de Unidade de Terapia Intensiva.