10 de agosto de 2021 4:35 por Marcos Berillo
O músico Fabiano Leitão, conhecido como “TromPetista”, foi liberado pela Polícia Militar do Distrito Federal após ser preso por protestar durante o desfile de veículos blindados, armamentos e outros equipamentos da Força de Fuzileiros da Esquadra. O evento foi promovido na manhã desta terça-feira (10), pelo presidente Jair Bolsonaro.
A assessoria de comunicação da PM-DF emitiu comunicado onde explica que ele foi levado à 5ª Delegacia de Polícia (área central) após entrar na frente dos veículos, por motivação política. “O homem foi detido por resistência, após ter entrado na frente dos tanques militares da Marinha a fim de impedir o desfile na Esplanada. Ele foi encaminhado à 5ª DP para providências”, diz a nota.
A prisão repercutiu e gerou indignação:
URGENTE! Fabiano Leitão, o TromPetista, foi PRESO agora em Brasília por TOCAR TROMPETE contra a tentativa de golpe do Bolsonaro. Pelos primeiros informes, mais uma vez a Lei de Segurança Nacional foi usada contra uma manifestação pacífica.
— Jandira Feghali ??? (@jandira_feghali) August 10, 2021
Vaquinha
Na ação policial, o músico teve o instrumento destruído. Veja o momento da prisão:
A situação sensibilizou internautas, que organizaram uma vaquinha para ajudá-lo a comprar outro instrumento. Veja como colaborar;
Chave Pix:
CPF: 841.271.553-53
(Fabiano Leitão – Banco BRB)
Ou Banco Itaú – Agência: 9383 – Conta Poupança: 17084-3 Titular: Fabiano e Silva Leitão –
CPF: 841.271.553-53