16 de agosto de 2021 7:34 por Marcos Berillo
As aulas nas escolas da rede municipal de Maceió serão retomadas em formato híbrido, na próxima segunda-feira, 23. Já a rede estadual de ensino retomou hoje (16) as aulas com o mesmo modelo, promovendo o revezamento das turmas.
Apesar de Estado e Município anunciarem a adoção de rígidos protocolos sanitários, e de os profissionais da área terem sido vacinados com prioridade, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), enxerga a retomada das aulas presenciais com preocupação.
“O direito à educação é fundamental, mas, para que exista este direito, primeiro tem que existir vida; sem vida, não há direitos posteriores”, disse a presidente da entidade sindical, professora Consuelo Correia, durante live realizada na última sexta-feira, 13.
Ela orientou os profissionais a serem fiscais do cumprimento dos protocolos sanitários contra o novo coronavírus. “Os governos falam dos protocolos sanitários, muitos documentos já foram produzidos, de fato, o que é importante para nos subsidiar, como também aos estudantes e gestores, porém, é preciso que haja real segurança para este retorno. O Sinteal não é contra o retorno, mas não podemos colocar em risco de vida a comunidade escolar e as famílias. Ninguém mais do que nós que esta volta, mas com segurança”, disse Consuelo.
Medidas adotadas
Segundo a Prefeitura de Maceió, as escolas estão nos preparativos finais para receber os alunos. As unidades receberam equipamentos de proteção individual (EPI) e os prédios também contaram com reformas estruturais e adequações, como serviços de capinação, pintura e manutenção em geral.
Além disso, todas as escolas receberam tapetes sanitizantes, renovação de mobília e recolhimento de equipamentos inservíveis. Para garantir o distanciamento social, recomendado pelas autoridades sanitárias como forma de conter o número de casos da Covid-19, será feito um revezamento com frequência média de, no máximo, 60% dos alunos em sala de aula.
Formato híbrido
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), diz o secretário Elder Maia, realiza tratativas para disponibilizar conteúdo pedagógico com aulas assíncronas, ou seja, sem interação em tempo real. “Como adotaremos o formato híbrido de aulas, estamos estudando a possibilidade de disponibilizar material através de um aplicativo e através de aulas, a serem veiculadas pelo canal 8.1, da Universidade Federal de Alagoas, o qual pode ser sintonizado em sinal aberto”, explica ele.
O distanciamento social também deverá ser respeitado no transporte, a ser feito por uma frota de ônibus recentemente renovada. O deslocamento dos alunos deverá contar com monitores, treinados para atender aos protocolos sanitários, e motoristas, treinados para conduzir os alunos com conforto e segurança.
A Semed também definiu um checklist a ser cumprido pelas escolas municipais, que inclui retirada de materiais inservíveis, entrega de EPIs, totens de higienização das mãos com álcool gel e eletroeletrônicos. Somado a esses esforços, a Vigilância Sanitária de Maceió irá participar do processo de preparação e distribuição da merenda aos estudantes, observando os cuidados sanitários.