26 de agosto de 2021 9:23 por Geraldo de Majella
Na próxima quinta-feira dia 26 de agosto às 19h ocorrerá o lançamento do livro “Gestão Cultural e Cidade – Um Olhar sobre a experiência de Maceió”, de autoria de Marcos César Sampaio ou Marcão Sampaio como é mais conhecido. O local será o Centro Cultural Arte Pajuçara.
O livro relata sob o olhar pessoal do autor os oito anos em que participou da gestão da FMAC – Fundação Municipal de Ação Cultural, que teve a frente os nomes de Vinicius Palmeira e Vania Amorim. Como ressalta Marcão, não é um relatório de gestão, mas uma análise da conjuntura e das principais ações ali desenvolvidas, sem perder a conexão com o momento político da época, as limitações e a ousadia que muitas vezes prevaleceram nas decisões ali tomadas. Além do relato o livro busca fundamentar as opções tomadas, a linha política que a gestão assumiu e os riscos inerentes a ela.
O autor resolveu inserir em uma anexo algumas questões para debate por parte dos que atuam no campo cultural em Maceió. Segundo ele ” quis oferecer uma contribuição ao publicar algumas ideias de programas e ações factíveis, capazes de fazer avançar nossas políticas públicas. No anexo estão esboços aquilo que imagino possa vir a ser implantado. São proposições também surgidas dos debates e conexões estabelecidas com personagens de nossa vida cultural.”. Ao final o autor optou em publicar na íntegra duas leis que surgiram do diálogo com a chamada comunidade cultural e sancionadas pelo então prefeito Rui Palmeira: O Plano Municipal de Cultura e a lei que criou o Procultura Maceió, um novo sistema de financiamento público para a cultura em nossa cidade.
“Com este lançamento espera-se que novos textos e formulações se somem, o que em muito contribuirá para compreensão da necessidade de políticas públicas para a cultura, fundamental se quisermos criar mecanismos de desenvolvimento para a cidade Maceió”, concluiu Marcão Sampaio.
O livro “Gestão Cultural e Cidade” foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por intermédio de edital da SECULT Alagoas.