24 de setembro de 2021 3:34 por Marcos Berillo
Um vakinha foi criada com o objetivo de auxiliar, temporariamente, sete famílias (aproximadamente 35 pessoas) de refugiados venezuelanos e indígenas da etnia Warao, que atualmente residem em Maceió.
O dinheiro arrecadado será utilizado para garantia das condições mínimas de alimentação e vestuário; pagamento do aluguel de suas residências no valor de R$ 1.500,00 (incluindo luz e água) mensal; aquisição de duas geladeiras e um fogão usados para que eles possam cozinhar e conservar alimentos, bem como de utensílios de casa para que possa amenizar a precariedade de suas moradias atuais; e aquisição de matérias primas iniciais para confecção de artesanatos para venda.
Algumas outras ações com participação do poder público, Funai e outros entes da sociedade civil também já estão em andamento, como a inclusão da crianças em escolas da região (início já em setembro); vacinação de todas as pessoas; incentivos para aquisição de matérias primas visando confecção de artesanatos e realocação profissional para que eles possam caminhar de forma independente.
As ações devem durar um período de 6 meses, prazo esse para que eles possam conseguir emprego ou fontes alternativas para se sustentarem de forma independente. Para maiores informações, os perfis de instagram @venezuelanos.maceio e @eusouricardolima podem ser acessados.
A vakinha pode ser acessada clicando AQUI.