sábado 7 de setembro de 2024

Bambas em bando

seguimos encantados pelo canto desse bando de gente encantada por si só, que soube polir ainda mais as pérolas do compositor e seus parceiros.

6 de outubro de 2021 9:58 por Mácleim Carneiro

 

Antes da pandemia, tive a honra e a felicidade de ver parte das minhas canções serem apresentadas por algumas das divas maravilhosas do aquário. Quanto mais o tempo passa, mais me dou conta de que foi um belíssimo espetáculo, onde, no palco, estive representado e desnudo pelas minhas canções, porém, fisicamente, estava num cantinho sossegado do Teatro Deodoro, para que ninguém visse as fortuitas lágrimas. Faço esse preâmbulo, apenas para tentar conjeturar, num paralelo certamente incomparável, ao que deve sentir o grande compositor brasileiro Celso Viáfora, todas às vezes em que se debruça sobre o belíssimo álbum ‘Cantando Em Bando’, no qual um significativo panorama da sua obra foi apresentado pelo grupo vocal gaúcho Expresso 25 e pelo próprio Celso Viáfora, em 12 faixas que compõem esse admirável trabalho!

Um dos mais longevos grupos do Centro Cultural 25 de julho, em Porto Alegre, em 2003 tornou-se Expresso 25, sob a batuta e arranjos do maestro uruguaio Pablo Trindade. Desde então, são várias turnês pela Europa e mais tantas pela América Latina e Brasil, além de extensa discografia, que traduzem bem sua trajetória. Nesse álbum, teve o conforto e auxílio luxuoso de músicos do quilate de Sizão Machado (contrabaixo), Duda Linn (marimba), Federico Trindade (percussão), Pablo Trindade (piano), Paulinho Timor (percussão), Ricardo Arenhaldt (bateria), Webster Santos (cavaquinho e violão de aço) e Celso Viáfora (violão).

Merecimento

Quanto ao grande Celso Viáfora, dispensa comentários, pois falar de sua obra e importância para a música brasileira, representativa de um Brasil que dá certo, é chover no molhado. Não quero correr o risco de ser repetitivo ao extremo, visto que os 14 leitores da coluna Depois do Play já se acostumaram a ter Celso Viáfora e sua obra como temas das nossas resenhas. Afinal, faz parte da proposta por foco e luz no merecimento. Portanto, sem mais delongas, informo que ‘Cantando em Bando’ (Celso Viáfora) é uma bela canção, composta especialmente para homenagear o Expresso 25. Ela abre o álbum com o grupo vocal à capela, num belíssimo arranjo do maestro Pablo Trindade, que faz uma admirável apresentação de todos os afinadíssimos naipes, dando as boas-vindas ao ouvinte e passando o expressivo recado do compositor, quando finda a canção assim: “Aquele que canta só também espanta o mal / Só que quando junta gente é muito mais legal / Cantar em bando e ir se ouvindo, se descobrindo, harmonizando / É muito lindo tanto coração cantando igual.”

‘Que Nem a Gente’ (Celso Viáfora) vem do álbum ‘Batuque de Tudo’, lançado em 2010, e é uma das pérolas da vasta obra do grande Celso Viáfora, onde ele baliza as diferenças das igualdades e faz sua primeira participação com o Expresso 25. Diferente da versão original, aqui, ela é apresentada sem pressa, com uma calma das brisas suaves, que trazem aromas e são marcantes em sua calmaria e constância, até mesmo quando diz: “Barbudo não é tudo comunista, militante ou presidente / Todo mundo é meio assim que nem a gente: / Tudo igual mas muito diferente.”

Congraçamento

Já ‘Santo Expedito’ (Celso Viáfora) vem do álbum ‘Palavra’, lançado em 2003. Começa com Celso Viáfora dando uma boa dica sobre o santo e fazendo o seu solo logo de cara. Daí, no refrão, o Expresso 25 entra em uníssono, provocando uma avalanche vocal que, certamente, Santo Expedito abençoou de cara. E o recado é uma boa cutucada na crença da esperança: “A vida me fez aprender / A não ser infeliz / E isso já é uma forma de felicidade.”

‘A Pessoa’ (Celso Viáfora), outra do álbum ‘Batuque de Tudo’, tem uma pitadinha a mais, um puxadinho para o hip hop, que caiu perfeitamente bem, porque o swing dela favorece e Celso Viáfora aproveita para citar os nomes de todos os envolvidos nesse belo trabalho, desde o estúdio onde foi gravado, até um por um dos músicos e parceiros, começando pelo Expresso 25, o maestro Pablo Trindade, até chegar ao Ivan Lins e Vicente Barreto. É evidente que, para esse congraçamento, foi escolhida a música certa: “Gosto de quem gosta de gostar assim de graça / De quem olha a pele e não enxerga a raça / Gosto de quem gostando do outro não se poupa / De quem olha o olho e não enxerga a roupa.”

Clássicos do Cancioneiro

‘Emoldurada’ (Ivan Lins e Celso Viáfora) é originária do álbum de 2001, ‘Basta Um Tambor Bater’, e é também uma das mais belas e exitosas parcerias desses dois ícones da música brasileira. Arremata o congraçamento da faixa anterior, já que é um belíssimo samba exaltação (não pela esguelha do ufanismo), que ganhou uma apoteose eternizada e definitiva, pela expressão do Expresso 25. Novamente, onde o arranjo traz um quê a mais, pela citação feita por Celso Viáfora de trechos melódicos de alguns dos já eternizados sambas de compositores da Portela, como ‘Tudo Menos Amor’ (Monarco e Walter Rosa) e ‘A Chuva Cai’ (Argemiro e Casquinha), dentre outros. Claro que a poesia desfila altaneira e poderosa, como nos versos: “E na tela do olhar da minha amada / Emoldurada / Passava a Portela.”

‘A Cara do Brasil’ (Vicente Barreto e Celso Viáfora) é a sétima faixa e também um dos clássicos do cancioneiro brasileiro. Foi lançada no disco ‘Cara Do Brasil’, de 1999, e não poderia ficar de fora desse álbum, por inúmeras razões. Some-se às tais razões, o belíssimo arranjo vocal do maestro Pablo Trindade, dando um show de contrapontos e cânones, tudo dentro da mais impecável afinação e harmonia. Todavia, na letra genial e sempre atual do grande Celso Viáfora, a pergunta permanece viva e desafiadora: “O Brasil é o lixo que consome / Ou tem nele o maná da criação?”. Certamente, pelo viés do ‘Cantando Em Bando’, esta questão está singularmente respondida.

Assim, seguimos encantados pelo canto desse bando de gente encantada por si só, que soube polir ainda mais as pérolas do compositor e seus parceiros. Desse modo, chegamos até à última faixa com uma releitura de ‘Cantando em Bando’, de maneira ainda mais minimalista do que foi apresentada na abertura do álbum, apenas na voz e violão do grande Celso Viáfora, como a afirmar que a arte verdadeiramente bela só finda em recomeço e chispa em emoção!

SERVIÇO
Cantando Em Bando, Expresso 25 e Celso Viáfora
Plataformas digitais: Spotify, Deezer, iTunes, Apple Music, Youtube Music…
Plataforma física: Em CD, pelo fone (51) 98186 5808

No + MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!

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