sábado 23 de novembro de 2024

Dada como certa, decisão sobre Lessa na chapa de Paulo Dantas será anunciada até sábado, 23

Presença do ex-governador intensificará discurso contra Bolsonaro

18 de julho de 2022 10:37 por Redação

De reunião entre Dantas e Lessa sairá decisão sobre apoio e candidatura a vice-governador | Reprodução

Até o próximo sábado, 23,  o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT) anuncia oficialmente que apoiará a candidatura do governador Paulo Dantas (MDB). Lessa e as lideranças do grupo de Dantas – senador Renan Calheiros e o deputado estadual Marcelo Victor, ambos do MDB – praticamente oficializaram o acordo na última sexta-feira, 15.

Se aceitar a aliança, Ronaldo Lessa será o candidato a vice-governador na chapa de Paulo Dantas, e terá direito a comandar a Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) de imediato, ou seja, antes da eleição de outubro.

Se for concretizada, a estratégia política montada pelo senador Renan e o deputado Marcelo Victor para uma aliança com o vice-prefeito de Maceió, será mais um passo para o governador Paulo Dantas garantir vaga no segundo turno.

As razões de Lessa

O que aproximou, e agora distancia, Ronaldo Lessa do prefeito maceioense João Henrique Caldas, o JHC, pode ser analisado de diferentes maneiras, conforme os momentos em que os fatos aconteceram.

Nas eleições de 2020, ao avaliar as pesquisas, JHC (PSB) percebeu que a aliança para conseguir chegar ao segundo turno seria com o ex-governador. A aliança foi feita, JHC foi para o segundo turno e venceu as eleições.

O capital político disponível de Ronaldo Lessa, à época, era a boa imagem entre os formadores de opinião e, principalmente, junto aos servidores públicos.

Esse setor da sociedade tem peso preponderante, são mais de 14 mil funcionários da administração municipal na ativa e cerca de 5 mil aposentados.

Naquela eleição, Ronaldo Lessa havia rompido politicamente com o então governador Renan Filho (MDB), fato que tornou ainda mais fácil a aliança com JHC.

Ocorre que, vencida a eleição, JHC não deu ao aliado o que ele esperava em decorrência da aliança que garantiu sua vitória. O peso político do vice-prefeito Ronaldo Lessa na administração municipal tem sido subdimensionado. Essa é uma das queixas dos trabalhistas.

Somente depois que percebeu a investida do grupo do governador Paulo Dantas (MDB) sobre o vice-prefeito é que JHC entendeu que não vinha sendo correto com o aliado de 2020. O prefeito então decidiu mudar o tratamento, num esforço para evitar que o PDT de Lessa venha a se juntar ao grupo do governador Paulo Dantas (MDB).

Toda eleição tem as suas especificidades. Por essa razão, as alianças são feitas com alguns critérios onde o pragmatismo é essencial, ou seja, valem os efeitos práticos concebíveis.

A avaliação do peso eleitoral é um dado a ser considerado, outro é a imagem política e pessoal. Quando se junta esses fatores objetivos, se acrescenta a experiência administrativa e mais a capacidade de formular o discurso majoritário, chega-se ao ideal.

Ciro Gomes x Lula

No palanque de Paulo Dantas, que é aliado de Lula (PT), o vice-prefeito Ronaldo Lessa, que apóia a Ciro Gomes como candidato à Presidência da República, terá um discurso confortável.  Ambos, Dantas e Lessa, poderão potencializar o discurso contra Bolsonaro.

A chapa Paulo Dantas/Ronaldo Lessa terá discurso de centro-esquerda, um diferencial em relação às outras candidaturas.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

18 de julho de 2022 10:37 por Redação Uma perícia realizada pelo Instituto de

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

18 de julho de 2022 10:37 por Redação A Secretaria de Estado da Cultura

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

18 de julho de 2022 10:37 por Redação Veículos cadastrados em aplicativos de transporte

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

18 de julho de 2022 10:37 por Redação Por Iram Alfaia, do portal Vermelho

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

18 de julho de 2022 10:37 por Redação A mineração predatória que a multinacional

18 de julho de 2022 10:37 por Redação   Dados de Projetos Esportivos Clube

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

18 de julho de 2022 10:37 por Redação O senador alagoano Renan Filho (MDB),

Técnicos da Ufal avaliam proposta do governo para por fim à greve que pode chegar

18 de julho de 2022 10:37 por Redação   O Sindicato dos Servidores Públicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *