19 de dezembro de 2022 5:29 por Redação
Alagoas elegeu apenas um deputado federal com militância de esquerda em 2022: Paulo Fernando dos Santos, o Paulão (PT). Historicamente, esse espectro político costuma ser a minoria no estado. Nas eleições de 1954, o professor Aurélio Viana, então deputado estadual e o principal fundador do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas, foi eleito deputado federal em duas legislaturas: de 1955 a 1959 e de 1959 a 1963.
O general Henrique Cordeiro Oest (PSP) assumiu mandato por dois meses, do mês de agosto a outubro de 1963, após o afastamento de Muniz Falcão, titular do cargo. O detalhe é que Oest era militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), então, na clandestinidade.
Renan Calheiros (PMDB), que iniciou a trajetória política como estudante do curso de Direito da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), elegeu-se deputado estadual e, em 1982, ganhou o primeiro mandato de deputado federal.
Eduardo Bomfim (PCdoB) foi eleito deputado federal constituinte em 1986, exerceu o mandato de 1987 a 1991. Régis Cavalcante (PPS) foi deputado de 1999 a 2003. Ronaldo Lessa (PDT) foi eleito para a legislatura de 2015 a 2019.
Heloisa Helena foi eleita senadora pelo PT para o mandato de 1999 a 2007. A eleição dela é um fato marcante na história política alagoana por ser mulher, de esquerda, e por ter derrotado Guilherme Palmeira, um dos ícones da política estadual.
Paulão, do PT, é o parlamentar federal de esquerda que foi eleito para o quarto mandato nas eleições de 2022. Assumiu a primeira vez como suplente na metade do mandato de 2013 a 2015. Nas três últimas eleições, entrou como titular.
Eleição de parlamentar de esquerda não tem sido comum na História de Alagoas. O aprendizado que Paulão vem adquirindo na atividade parlamentar federal tem sido revertido em favor dos trabalhadores do campo, dos servidores públicos, da cultura, da ciência e tecnologia.
Mas, há dois setores estratégicos que Paulão tem se dedicado, que é a defesa de educação pública e da saúde. Nunca na História de Alagoas um parlamentar federal destinou tantos recursos através das suas emendas individuais. A ressalva a ser feita é que, em tempos de Orçamento Secreto e desvios de finalidades das emendas do Orçamento da União, o deputado Paulão tem sido um exemplo de quem joga limpo, sem se envolver em irregularidades.
Movimentos Sociais
O entendimento do papel de um deputado federal nem sempre é compreendido pelos movimentos sociais. O amadurecimento das partes calibra as ações e estabelece relações de confiança para enfrentar as adversidades.
A reeleição de Paulão é um bálsamo na política alagoana e nacional por ser a voz mais identificada com o mundo do trabalho, da ciência e tecnologia, da educação, saúde e cultura.
O fortalecimento do campo de esquerda faz parte da estratégia de defesa da democracia que, nos últimos tempos, está sob constante ameaça.
1 Comentário
Ótimas matéria, com recuperação história de nossa participação no Congresso Nacional e saudação justa a Paulão.