5 de outubro de 2022 12:58 por Vanderlei Tenório
O sistema de assinaturas para locação de caminhões está ganhando adeptos. A fórmula é simples e atrativa: paga-se uma mensalidade por um caminhão novo, seminovo ou usado, como em um financiamento, que inclui custos com seguro, documentação e manutenções. Inicialmente oferecida por locadoras, a modalidade passou a chamar a atenção das montadoras.

O serviço é interessante, pois, agora, a própria montadora pode oferecer o serviço de veículo por assinatura, eliminando o intermediário. O que é mais vantajoso para o consumidor, já que há menos custos envolvidos e a garantia da própria fabricante por trás. Fora que, quanto maior o prazo do contrato e menor a franquia de quilometragem, mais barata é a mensalidade.
Nessa perspectiva, listamos algumas opções disponíveis no mercado, confira:
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) e a Volkswagen Financial Services (VWFS) lançaram um programa de assinaturas para locação de caminhões: o VW Truck Rental. O serviço, primeiro a ser oferecido por uma montadora do segmento, será uma nova opção de mobilidade para os clientes, com benefícios exclusivos, agilidade nas transações e redução nos custos operacionais. O VW Truck Rental pode ser contratado em um período de 36 ou 60 meses, e ainda inclui a gestão de manutenções preventivas ou corretivas, seguro, sistema de telemetria RIO, gestão de multas, documentação, IPVA e carroceria carga seca ou baú.
Segundo informações divulgadas no site da Volkswagen Caminhões e Ônibus, as assinaturas do VW Truck Rental podem ser feitas de modo totalmente digital no site www.vwtruckrental.com.br, ou em uma das concessionárias VWCO. E o programa já conta com seis modelos de caminhões disponíveis, de leves a extrapesados: VW Delivery Express e 11.180; VW Constellation 17.190 Robust, 24.280 e 25.460; e VW Meteor 28.460. O VW Truck Rental pode ser contratado em um período de 36 ou 60 meses, e ainda inclui a gestão de manutenções preventivas ou corretivas, seguro, sistema de telemetria RIO, gestão de multas, documentação, IPVA e carroceria carga seca ou baú.
Por sua vez, a Volvo oferece caminhões, ônibus e equipamentos de construção. A montadora frisa que seu serviço oferece os equipamentos prontos para as operações dos clientes, visando atender as necessidades específicas de cada cliente e segmento, seja por km rodado, hora trabalhada ou assinatura, evoluindo no conceito de veículo ou equipamento como serviço. Os prazos variam de 24 a 60 meses.
Por fim, assim como as demais concorrentes, Volkswagen Caminhões (VWCO) e Volvo, a Scania também terá em sua oferta de serviços para o mercado brasileiro a locação de veículos. De acordo com Silvio Munhoz, diretor geral de operações comerciais, a modalidade de negócio estará no portfólio da montadora no curto-prazo.
* Com informações da redação do Na Boléia e da CNN Brasil.