19 de dezembro de 2022 4:41 por Da Redação
Três parlamentares alagoanos foram incluídos na lista de integrantes da “Bancada da Bala”. São eles os deputados estaduais Cabo Bebeto (PL), reeleito, e Leonam Pinheiro (União Brasil), primeiro mandato, e o deputado federal eleito Fábio Costa (PP-AL). Os três vieram das instituições de segurança pública. O Cabo Bebeto é da Polícia Militar, enquanto Leonam Pinheiro e Fábio Costa são delegados da Polícia Civil.
Eles foram apontados em levantamento do Instituto Sou da Paz, que identificou entre os eleitos 57 deputados estaduais (sendo um deles distrital), 44 deputados federais e dois senadores que são ou já foram policiais civis, policiais militares, bombeiros, policiais federais e integrantes do Exército.
Segundo o instituto, o grupo de parlamentares dessas forças é conhecido, popularmente, como ‘Bancada da Bala’.
“Esse termo [‘Bancada da Bala’] tem sido usado em várias acepções. Muitas vezes ligado aos parlamentares vinculados às forças de segurança, outras para se referir ao grupo mais diretamente ligado à indústria de armas e ao armamentismo, outras para aqueles que defendem o endurecimento penal para resolver o problema da violência”, disse Felippe Angeli, gerente do Sou da Paz, na última terça-feira, 25, após a divulgação do relatório.
“Eu aliso cachorrinho, mas bandido não!” – foi o slogan do jovem delegado Leonam Pinheiro que, aos 32 anos, chega à Assembléia Legislativa de Alagoas. Nascido em Maceió, Leonam apresentou como propostas ao eleitorado a defesa dos animais e ações na área de segurança..
Pernambucano de Recife, 42 anos, o delegado Fábio Costa acaba de ser eleito deputado federal por Alagoas. Com isso, deixa o mandato de vereador, para o qual foi eleito em 2020, assumindo em seu lugar o suplente, médico Cleber Costa (PSB).
Bolsonarista de carteirinha, o delegado é da chamada linha dura da PCAL. Entre seus posicionamentos está a redução da maioridade penal, excludente de ilicitude para policiais envolvidos em ocorrências com suspeitos mortos, entre outros. Sua campanha foi sustentada em discursos “pela família e a manutenção dos valores cristãos”.
Outro nome citado pelo Instituto Sou da Paz, como integrante da bancada da Bala, o deputado reeleito Cabo Bebeto é de Maceió, tem 42 anos, e é bolsonarista ligado ao grupo ProArmas. Um de seus projetos garantiu a redução do ICMS em Alagoas para a compra de armamentos.
Para o Sou da Paz, a presença constante de membros das forças de segurança no Parlamento, que vem ocorrendo há mais de uma década, acende um sinal de alerta.
De acordo com o instituto, essa aposta de parlamentares ligados às forças de segurança no endurecimento penal e no armamentismo só tem contribuído para o aumento da criminalidade. “Isso gerou simplesmente uma explosão na população carcerária e a criação de todas as facções criminosas que a gente conhece hoje. Essas facções criminosas foram criadas dentro de presídios”, completou Felippe Angeli.
Com G1