10 de novembro de 2022 2:10 por Da Redação
O setor logístico segue aquecido, e deve manter seus bons resultados. Fora que, segundo especialistas, o desempenho deve permanecer próximo ao do ano passado. Nisso, no artigo de hoje trazemos alguns números de 2022.
O Instituto de Logística a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que o ano de 2022 promete fechar com recorde na história para o setor de transporte de cargas no Brasil. Nos últimos anos, já houve um grande aumento na movimentação de lucro gerados pelo setor e a perspectiva para o ano atual é ainda maior.
Para efeito de comparação, no ano passado o setor registrou um crescimento de 11,4% percentual acima do produto interno bruto – PIB – que ficou com 4,6%. Ao que tudo indica, essas porcentagens tendem a aumentar fazendo com que o serviço logístico tenha um crescimento maior ainda.
Nessa sequência, uso de aplicativos de frete aumentou em 38% o volume de carga transportada em rodovias no 1º semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021. O dado faz parte da 8ª edição do relatório Fretebras, plataforma online de transporte de cargas. Ao todo, foram movimentados R$ 49 bilhões no período.
Por fim, os números apontados na pesquisa da Fretebras reforçam a pujança e a importância estratégica do setor de transporte rodoviário de cargas para a economia brasileira, assim como a necessidade do Código Identificador de Operações de Transporte (CIOT) e das Instituições de Pagamento Eletrônico de Frete (IPEF) para segurança e controle das operações.