30 de dezembro de 2022 3:26 por Nivaldo Mota
Pelé morreu, mas Pelé não morre! A página de capa do jornal Estado de São Paulo, brindou os seus leitores com esta verdade insofismável!
De fato, morre a o homem, mas seus feitos e enfeites com a bola nos pés, ou melhor, de cabeça e até com as mãos quando foi preciso. Pelé foi tudo isso mesmo, duvido muito que apareça outro com tantas qualidades dentro das quatro linhas de um campo de futebol, mundialmente falando!
Não o vi jogar, apenas imagens de um tempo de glória do nosso futebol, com o Santos dominando a América do Sul e o mundo depois. As imagens de um menino, que chegava a seleção brasileira aos 16 anos e com 17 seria campeão mundial de seleções na Suécia e mais do que isso, decidindo partidas, com golaços, não é para menos que depois desta Copa em 1958, virou Rei do Futebol.
Pelé levou o Santos jogar em mais de 60 cidades pelo mundo afora, todos queriam ver o Rei do Futebol. Na África, parou por alguns dias uma guerra civil, guerrilheiros e o governo do então Zaire ( hoje República Democrática do Congo), resolveram e concordaram com o pedido do Pelé, para jogar naquele país, somente parando o conflito.
Jogou quatro Copas do Mundo, ganhou três, sendo o maior artilheiro da Seleção Brasileira até os dias atuais, jogou 115 vezes e marcou 95 gols. No Santos, mais de mil gols, artilheiros diversas vezes do sempre difícil campeonato paulista. O recorde foram 58 gols em um campeonato.
E outra, sem medo de errar, se Pelé jogasse nos dias atuais, marcaria mais de cinco mil gols. Com os gramados perfeitos na maioria dos estádios, bolas que são uma seda, comparadas com a da época em que ele apareceu e cresceu para o futebol, não tinha para ninguém.
Quando Pelé começou a brilhar não tinha cartão amarelo ou vermelho, jogava em gramados esburacados, as bolas de futebol, se chovesse, pesava que doía, então meus amigos, sem discussão, daqui a tantos séculos para a frente, eterno Rei Pelé do futebol!
1 Comentário
Grande Pelegão, agora virou comentarista esportivo kkk ,coisa de pelego mesmo kkk. Grande abraço amigo.