segunda-feira 23 de dezembro de 2024

Documentos golpistas no celular de Mauro Cid: ‘Terão muito a explicar na CPMI’, diz Randolfe

PF encontrou minuta para decretação de GLO, além de “estudos” para eventual golpe de estado no aparelho do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação

Mauro Cid será “um dos primeiros” convocados a depor na CPMI do golpe, diz líder do governo | Alan Santos/PR

Por Tiago Pereira, da RBA

A Polícia Federal (PF) encontrou documentos que continham planos para um golpe de Estado no celular do tentente-coronel Mauro Cid. A perícia no celular do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) descobriu uma minuta para decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permitiria acionar os militares. Além disso, os investigadores também encontraram “estudos” para dar suporte a um eventual golpe. As informações são da colunista Malu Gaspar, publicadas pelo jornal O Globo nessa quarta-feira (7).

De acordo com a colunista, Cid depôs na terça-feira (6) à PF para explicar tais conteúdos que ainda estão em sigilo. Os investigadores querem descobrir quem são os autores desses documentos. E para quem teriam sido enviados. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, no entanto, preferiu ficar em silêncio.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a oitiva, disse que o tenente-coronel “reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de estado”.

Os documentos estavam em mensagens trocadas com o sargento Luis Marcos dos Reis. Ambos estão presos desde o mês passado, no âmbito da Operação Venire, que investiga suspeitas de fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro, aliados e seus familiares. A PF pretende colher o depoimento do sargento ainda hoje.

Cid na CPMI do Golpe

Ainda antes da revelação desses documentos golpistas, Mauro Cid já aparecia como um dos alvos prioritários da CPMI do Golpe. A relação do ex-ajudante de ordens com pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro é um dos eixos do plano de trabalho que senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão, apresentou nessa terça-feira (6). Além disso, a relatora também apresentou requerimento para que ele preste depoimento na condição de testemunha.

Logo após a prisão de Cid, a PF interceptou conversas golpistas com o militar da reserva e ex-candidato a deputado estadual Ailton Barros (PL-RJ). As mensagens foram trocadas em 15 de dezembro do ano passado. Ailton disse que era preciso “pressionar” o então comandante do Exército, general Freire Gomes, para que ele “faça o que tem que fazer”. Além disso, fala em uso da força, “fora das quatro linhas” da Constituição, jargão utilizado por Bolsonaro. Chegou ainda a sugerir a prisão do ministro Alexandre de Moraes.

Diante das novas revelações, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) afirmou que Cid será “um dos primeiros” a depor na CPMI do Golpe. “Eles terão muito a explicar ao povo brasileiro!”, disse o parlamentar, que também participa da comissão, pelas redes sociais.

Do mesmo modo, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), também comentou o caso. Para ela, os documentos golpistas encontrados no celular do ex-ajudante de Bolsonaro enterram a versão dos bolsonaristas de que o governo Lula teria sido cúmplice da invasão e depredação da sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Longa lista de suspeitas

Além da trama golpista, Cid também participou ativamente da tentativa de Bolsonaro de se apropriar indevidamente de um conjunto de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que foram presenteadas pelo governo da Arábia Saudita. Ele também é suspeito de operar um esquema de caixa 2 que envolvia o pagamento em dinheiro vivo de contas da então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Paulão cita 082 Notícias e volta a denunciar crime da Braskem em Maceió

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação O deputado federal Paulão (PT)

Polícia científica identifica digitais de suspeitos em brigas entre torcedores de CSA e CRB

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação Uma perícia realizada pelo Instituto

Cultura reúne artistas musicais para novo cronograma do 6º Festival Em Cantos de Alagoas

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação A Secretaria de Estado da

TRE proíbe motorista de aplicativo de colar adesivo de candidatos

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação Veículos cadastrados em aplicativos de

Eleições 2024: cresce em 78% o número de eleitores menores de 18 anos

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação Por Iram Alfaia, do portal

Eleitores vítimas da Braskem são orientados a buscar novos locais de votação

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação A mineração predatória que a

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação   Dados de Projetos Esportivos

Senador vê desprendimento na renúncia de Joe Biden

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação O senador alagoano Renan Filho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *