segunda-feira 29 de abril de 2024

Documentos golpistas no celular de Mauro Cid: ‘Terão muito a explicar na CPMI’, diz Randolfe

PF encontrou minuta para decretação de GLO, além de “estudos” para eventual golpe de estado no aparelho do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação

Mauro Cid será “um dos primeiros” convocados a depor na CPMI do golpe, diz líder do governo | Alan Santos/PR

Por Tiago Pereira, da RBA

A Polícia Federal (PF) encontrou documentos que continham planos para um golpe de Estado no celular do tentente-coronel Mauro Cid. A perícia no celular do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) descobriu uma minuta para decretação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que permitiria acionar os militares. Além disso, os investigadores também encontraram “estudos” para dar suporte a um eventual golpe. As informações são da colunista Malu Gaspar, publicadas pelo jornal O Globo nessa quarta-feira (7).

De acordo com a colunista, Cid depôs na terça-feira (6) à PF para explicar tais conteúdos que ainda estão em sigilo. Os investigadores querem descobrir quem são os autores desses documentos. E para quem teriam sido enviados. O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, no entanto, preferiu ficar em silêncio.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a oitiva, disse que o tenente-coronel “reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de estado”.

Os documentos estavam em mensagens trocadas com o sargento Luis Marcos dos Reis. Ambos estão presos desde o mês passado, no âmbito da Operação Venire, que investiga suspeitas de fraude no cartão de vacinação de Bolsonaro, aliados e seus familiares. A PF pretende colher o depoimento do sargento ainda hoje.

Cid na CPMI do Golpe

Ainda antes da revelação desses documentos golpistas, Mauro Cid já aparecia como um dos alvos prioritários da CPMI do Golpe. A relação do ex-ajudante de ordens com pessoas envolvidas nos atos de 8 de janeiro é um dos eixos do plano de trabalho que senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão, apresentou nessa terça-feira (6). Além disso, a relatora também apresentou requerimento para que ele preste depoimento na condição de testemunha.

Slide 1
Slide 2

Logo após a prisão de Cid, a PF interceptou conversas golpistas com o militar da reserva e ex-candidato a deputado estadual Ailton Barros (PL-RJ). As mensagens foram trocadas em 15 de dezembro do ano passado. Ailton disse que era preciso “pressionar” o então comandante do Exército, general Freire Gomes, para que ele “faça o que tem que fazer”. Além disso, fala em uso da força, “fora das quatro linhas” da Constituição, jargão utilizado por Bolsonaro. Chegou ainda a sugerir a prisão do ministro Alexandre de Moraes.

Diante das novas revelações, o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) afirmou que Cid será “um dos primeiros” a depor na CPMI do Golpe. “Eles terão muito a explicar ao povo brasileiro!”, disse o parlamentar, que também participa da comissão, pelas redes sociais.

Do mesmo modo, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), também comentou o caso. Para ela, os documentos golpistas encontrados no celular do ex-ajudante de Bolsonaro enterram a versão dos bolsonaristas de que o governo Lula teria sido cúmplice da invasão e depredação da sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Longa lista de suspeitas

Além da trama golpista, Cid também participou ativamente da tentativa de Bolsonaro de se apropriar indevidamente de um conjunto de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que foram presenteadas pelo governo da Arábia Saudita. Ele também é suspeito de operar um esquema de caixa 2 que envolvia o pagamento em dinheiro vivo de contas da então primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

8 de junho de 2023 2:23 por Da Redação A Secretaria de Estado da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *