Por Gabriel Sérvio, do Olhar Digital
Lançado na segunda-feira (17), o programa de renegociação de dívidas ‘Desenrola Brasil’ mal chegou e já virou alvo de golpistas na internet. Por ora, foram identificados links para sites falsos no Facebook e também no WhatsApp. As informações foram divulgadas pela Folha.
O que você precisa saber:
- Na rede social, ao pesquisar por “desenrola”, aparecem postagens patrocinadas com links para sites falsos.
- As postagens muitas vezes prometem descontos mirabolantes de 99% nas dívidas.
- Outro link que circula desde a data de lançamento do programa pelo WhatsApp leva para um site fake do Serasa, segundo outra reportagem do Uol, uma prática conhecida como ‘phishing’.
Como se proteger do golpe
- Os bancos que aderiram ao programa (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander) têm canais oficiais para renegociar dívidas feitas entre 2019 e 2022, ou seja, qualquer link enviado por terceiros deve ser tratado como suspeito.
- O Serasa, por sua vez, informa que renegocia dívidas apenas pelos seguintes canais: página Serasa Limpa Nome, atendimento via WhatsApp (11) 99575-2096 e aplicativo oficial para celular.
- Promessas suspeitas de atendentes, como retirar a negativação na hora, também devem servir de alerta para golpes.
- Também não há desconto de 99% oferecido por nenhuma instituição.
O Ministério da Fazenda recomenda que as vítimas que caíram no golpe denunciem as fraudes em delegacias online da Polícia Civil e ao Febraban (Federação Brasileira de Bancos), ABBC (Associação Brasileira dos Bancos Comerciais) e a Zetta, instituições que representam o setor bancário.
O que diz a Meta
A empresa afirma que proíbe atividades fraudulentas nas suas plataformas.
Usamos uma combinação de denúncias da nossa comunidade, tecnologia e revisão humana para identificar conteúdos violadores e aplicar nossas políticas
Comunicado da Meta enviado à Folha