Com a proposta de ampliar as suas iniciativas sustentáveis, a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) decidiu apostar em uma fonte de energia limpa e renovável para abastecer seu prédio-sede, localizado no Trapiche da Barra, em Maceió. A universidade instalou um sistema fotovoltaico, depois de ser contemplada em um edital lançado pela Equatorial no ano de 2020.
De acordo com o engenheiro eletricista Deivys Alex, o sistema implantado na Uncisal tem potência de 150 kWp, ou seja, 150 kilowatts peak, que pode ser traduzido em quilowatt-pico em português. O kWp é o pico de energia gerada em desempenho máximo por um painel solar fotovoltaico. Os painéis que foram implantados na Uncisal tem potencial para reduzir em até 25% o consumo de energia elétrica.
“Por meio de uma fonte de energia limpa e renovável, a Uncisal vai conseguir reduzir o consumo de energia elétrica. Além dos ganhos sob o ponto de vista ambiental, haverá ainda a redução nos custos com o fornecimento de energia elétrica. Nós estimamos reduções de até 25% com esses custos, considerando o potencial de energia que pode ser gerado pelas placas instaladas”, acrescentou Deivys Alex.
O engenheiro eletricista ressalta, entretanto, que, embora o sistema fotovoltaico esteja instalado, ele ainda passa por ajustes técnicos para que possa efetivamente entrar em funcionamento. As adequações se concentram na subestação que precisou ser adequada às normas vigentes para garantir uma distribuição adequada de energia.
“A nossa previsão é concluir os ajustes técnicos no mês de agosto para, em seguida, solicitar a análise da Equatorial Energia Alagoas. Depois da vistoria, aguardaremos a homologação da vistoria para, então, poder colocar o sistema em funcionamento”, concluiu o engenheiro eletricista Deivys Alex, responsável pela implantação da nova fonte de energia.
Mais sustentabilidade
Além da implantação de um sistema fotovoltaico, a Uncisal também foi contemplada em edital da Equatorial com a substituição de lâmpadas e com a instalação de equipamentos de ar-condicionado mais eficientes, que consomem menos energia elétrica, no ano de 2020.