21 de outubro de 2023 4:06 por Mácleim Carneiro
Uma das coisas boas de estar de volta ao aquário, é a possibilidade de assistir aos shows promovidos pelo projeto ‘Jazz Panorama ao Vivo’.
Sua vigésima quarta edição aconteceu na última quarta-feira, no Teatro de Arena, e teve como convidado especial o guitarrista carioca Ricardo Silveira, que, pelo seu vastíssimo currículo, inclusive internacional, dispensa apresentações.
O show foi aberto pelo também guitarrista alagoano Ricardo Lopes, que, gentilmente, estendeu o tapete para o seu xará carioca.
Foi, de fato, uma noite muitíssimo especial, onde Ricardo Silveira (acompanhado dos músicos do Clube do Jazz, Allyson Paz, Félix Baigon e Robson Cavalcante), do alto de sua maturidade musical e técnica apurada, apresentou a música como verdadeira expressão de arte, organicamente executada, com alma, precisão e impressionante domínio do seu instrumento de trabalho. Privilégio dos que atingiram a tão difícil e sonhada plenitude musical.
Aliás, privilégio, também, dos que lá estiveram em sintonia com o que nos foi ofertado.
Temas conhecidos, como ‘Portal da Cor’ , uma parceria com Milton Nascimento, ‘Beira do Mar’, da época do icônico álbum High Life, e outros mais recentes, como o impressionante e hipnotizante ‘Tango Carioca’, ratificaram a dimensão e o patamar no qual se encontra o músico Ricardo Silveira e, sobretudo, o compositor.
Há que se ressaltar a performance dos músicos do Clube do Jazz, acima citados, que, claramente, facilitaram o conforto do convidado especial àquela noite.
Enfim, foi um espetáculo onde os Deuses apolíneos se fizeram presentes, retificando que a magia acontece quando a música é tratada e posta com o devido respeito e carinho, tão em falta ultimamente, mas que lhe é de direito irrefutável.
No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!