quinta-feira 10 de abril de 2025

Voleibol Alagoano: A Lendária Rivalidade entre CRB e Fênix

O surgimento de times e a contratação de bons técnicos, oportunizaram uma rivalidade lendária no voleibol, pois transformou Fênix e CRB em grandes adversários em quadras da história de Alagoas.

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação

Fênix: Tininho (diretor), Simone Castro, Alda, Verônica, Marília, Naime. Agachadas: Mailda Azevedo, Lícia, Adelaide, Astrid (Tida) e Oscar Simões (técnico)

 

Por Alexandre Câmara

A rivalidade entre CRB e CSA é histórica; os dois clubes são centenários e disputam a hegemonia desde que foram criados no futebol, mas o CRB também ganhou notoriedade no voleibol. O Clube Fênix Alagoana foi o palco de grandes disputas do CRB com os times da casa.

 

A Fênix foi criada para ser um clube carnavalesco do bairro de Jaraguá, mas a implantação de sua quadra, o surgimento de times e a contratação de bons técnicos, oportunizaram uma rivalidade lendária no voleibol, pois transformou Fênix e CRB em grandes adversários em quadras da história de Alagoas.

 

É o que conta Geraldo de Majella no livro “A História do Voleibol Alagoano”, que será lançado no próximo sábado (11). Ele narra que o CRB e o Clube Fênix Alagoana organizaram equipes masculinas e femininas entre os seus associados para disputar campeonatos alagoanos e regionais; mas essa é apenas uma das histórias, entre tantas enumeradas no livro.

 

Os Brotos de 1954

 

Fenix de 1954. Em pé: Ivaldo Gato, Guiomar, Leila, Laís, Malaly, Gláucia, Sigrid. Agachadas: Antonieta, Sandra, Astrid, Simone, Maria Gavazza e Ardel Jucá

 

 

De acordo com Majella, a Fênix foi campeã feminina juvenil do Torneio Início de 1954 – e o time era carinhosamente chamado de “os brotos”. E foi vice-campeã na categoria masculina no evento organizado pela FADA (Federação Alagoana de Desportos Amadores). “As equipes que representam o nosso clube vêm alcançando esplêndido resultado, levando-se em conta ser este o nosso ano de estreia”, diz a edição de dezembro da Revista da Fênix. “Clube social da elite, a Fênix Alagoana dispunha de mais recursos financeiros. Por isso, com pompa e circunstância, inaugurou o gimnasium (ginásio) no dia 7 de setembro de 1955, o primeiro de Alagoas”, explica.

 

As Estrelinhas de 1955

Fênix de 1955. Em pé: Ives Gatto (técnico), Sonia Gavazza, Maria Gavazza, Mailda Azevedo, Sandra Accioly, Simone Castro, Tininho (diretor). Agachadas: Astrid Porto (Tida, de vestido), Maria Antonieta Cansanção, Sigrid Porto (Chicha), Leila Nobre, Lydia Barreto.

 

Já no 2º Campeonato Alagoano de Voleibol Feminino, realizado em 1955, CRB, Iate e Fênix terminaram o primeiro turno em primeiro lugar. Realizado um “supercampeonato”, o título de campeã do primeiro turno foi conquistado pela Fênix. No segundo turno, o mesmo resultado. A Fênix sagrou-se Supercampeã de Voleibol Feminino de 1955.

 

O título foi incontestável. Em 11 jogos, o time venceu oito e sofreu três derrotas. A equipe feminina contou com a orientação técnica de Ivens Gatto; a melhor jogadora do campeonato foi Mailda, e nove jogadoras campeãs foram convocadas para a Seleção Alagoana.

 

A equipe era denominada de “Estrelinhas” e tinha no elenco Leila, Mailda, Antonieta, Lydia, Maria Gavazza, Simone, Sandra, Sigrid, Sonia e Tida. As convocadas para a Seleção participaram do Campeonato Brasileiro de Voleibol realizado em Belo Horizonte, em 1955.

 

Jogadoras da Fênix desembarcando em Maceió, vindo de Salvador: Astrid Porto (Tida), Naime, Iacy, Lícia, Leila, Verônica, Alda, Maria Gavazza, Malaly e Sandra Aciolly

As décadas seguintes

 

O que marcou as décadas seguintes foi a rivalidade entre CRB e Fênix. A geração de jogadores da Fênix ‒ principalmente Geraldo Mota, Ivaldo Gatto e Ardel Jucá ‒ se notabilizou por produzir treinadores e formadores de gerações de atletas no clube.

 

O Ginásio da Fênix

 

A solenidade de lançamento da pedra fundamental do ginásio de esportes do tricolor foi realizada na manhã do dia 7 de setembro de 1954, com a presença de todos os diretores e representantes da imprensa. Nela, o presidente e advogado Afrânio Salgado Lages e o diretor social coronel Mário de Carvalho Lima falaram para os sócios e diretores e apresentaram um cronograma da obra com inauguração definida para o dia 7 de setembro de 1955.

 

Vôlei e Basquete

 

A inauguração da quadra descoberta deu-se no dia 5 de setembro, e contou com duas noitadas de jogos de voleibol e basquete, é o que narra Majella. “A equipe de basquete formada pelos associados enfrentou o Jaraguá Tênis Clube. Esse jogo foi a estreia do basquete da Fênix em competições. O placar foi Tênis 26 x 24 Fênix”, destaca. As torcidas lotaram a quadra para assistir à partida e as escalações foram as seguintes: Fênix ‒ Arroxelas, Riello, Juarez, Figueiredo e Dorinha. Tênis ‒ Kenneth, Juvêncio, Bira, Agatenor, Marcus e Paulo.

 

Já o vôlei masculino jogou no dia 7 de setembro contra o Iate. A Fênix tinha como treinador Carlos Guido Ferrário Lobo. Mais uma vez, a torcida compareceu em massa, no entanto, o IATE foi o vencedor da partida, por 2×0. A Fênix jogou com Ivens, Ivaldo, Ismar, Ardel, Mauro, Estácio, Dinésio e Geraldo Motta. O IATE, com Marcelo, Figueiredo, Batinga, Zirely, Moisés e Valter.

 

Essas e outras histórias do voleibol alagoano você vai ficar sabendo a partir de sábado, com o lançamento do livro. A obra traça sua história destacando as gerações masculinas e femininas, desde os anos 40, e seus grandes feitos em campeonatos de relevância nacional e internacional. É, sem dúvida, um livro de cabeceira para os amantes desse esporte e desportistas em geral.

 

Serviço:
Lançamento do Livro – “A História do Voleibol Alagoano”, de Geraldo Majella
Local: Restaurante Filé do Zezé (Rua Industrial Climério Sarmento, Jatiúca)
Dia: 11 de novembro de 2023
Hora: 14h
Contato Assessoria:
Alexandre Câmara
Fone e Whats: (82) 99951-6933

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Anac autoriza nova companhia aérea a operar no Brasil

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação Uma nova companhia aérea promete

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

9 de novembro de 2023 3:22 por Da Redação A obesidade está por trás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *