Durante a visita de uma comissão formada por 10 vereadores às instalações do Hospital da Cidade, na manhã dessa segunda-feira (27), uma coisa chamou atenção. Um dos prédios do complexo de saúde ainda não tem nada, nem pisos e nem paredes. Muito menos equipamentos hospitalares.
O vereador Joãozinho (PSD) constatou a situação. “Não existe hospital do outro lado. O que existe é um prédio empresarial. A prefeitura disse que hoje finalizaria os projetos arquitetônicos para a futura implantação de um possível hospital. (…) Seria uma ampliação, tendo alas oncológicas, pediátricas… então, é uma perspectiva de hospital”, disse.
Durante o passeio pelas instalações, o coordenador-executivo do grupo de transição, Claydson Moura, esclareceu dúvidas dos parlamentares. Joãozinho disse que tanto Moura quanto os técnicos que acompanharam a comissão responderam aos questionamentos dos vereadores, porém, algumas respostas ficaram para outro momento.
No local, os vereadores encontraram uma empresa privada executando obras de reforma e ampliação da estrutura. Eles questionaram e o representante do Município afirmou constar no contrato que os antigos proprietários destinariam parte do lucro obtido com os atendimentos realizados durante o período de transição a melhorias e compras de bens e equipamentos para o futuro hospital. “Eu vou verificar isso no contrato que foi assinado, tem um processo, vou procurar verificar”, declarou Joãozinho.
Para Joãozinho, como hoje o hospital já é público, não caberia mais nenhum investimento privado. “Mas vamos estudar. Eu fiz indagações sobre o modelo de contratação, como seria, se seria através de OS, concurso público… Eles têm um novo modelo de contratação: SSA. Não conheço esse tipo de contratação, vou procurar me aprofundar. Eles disseram que isso já existe num hospital metropolitano de Belo Horizonte-MG. Vou procurar saber, de repente, até fazer uma visita para poder conhecer”, ressaltou.
Fiscalização continua
A fiscalização ao empreendimento terá continuidade. “A gente tem alguns documentos de posse, vamos estudar diante de algumas informações. Outras informações, a gente vai solicitar posteriormente. Vamos supor, quando passar o período de transição, eu vou solicitar da empresa os balancetes, vou pedir para um contador especialista fazer a análise que possa dizer qual foi o lucro e se houve lucro, na verdade, para estar sendo feito o investimento”, acrescentou.
Além de Joãozinho, participaram da visita os vereadores, Zé Márcio, Eduardo Canuto, Olivia Tenório, Brivaldo Marques, Siderlane Mendonça, Pastor Oliveira Lima, Cal Moreira, Luciano Marinho, João Catunda.