domingo 28 de abril de 2024

Vereadores encontram prédio vazio ao visitarem Hospital da Cidade

Um dos prédios adquiridos pelo Município não tem piso e nem paredes
Comissão que visitou Hospital da Cidade foi formada por 10 vereadores | Jonathan Lins/Secom Maceió

Durante a visita de uma comissão formada por 10 vereadores às instalações do Hospital da Cidade, na manhã dessa segunda-feira (27), uma coisa chamou atenção. Um dos prédios do complexo de saúde ainda não tem nada, nem pisos e nem paredes. Muito menos equipamentos hospitalares.

O vereador Joãozinho (PSD) constatou a situação. “Não existe hospital do outro lado. O que existe é um prédio empresarial. A prefeitura disse que hoje finalizaria os projetos arquitetônicos para a futura implantação de um possível hospital. (…) Seria uma ampliação, tendo alas oncológicas, pediátricas… então, é uma perspectiva de hospital”, disse.

Durante o passeio pelas instalações, o coordenador-executivo do grupo de transição, Claydson Moura, esclareceu dúvidas dos parlamentares. Joãozinho disse que tanto Moura quanto os técnicos que acompanharam a comissão responderam aos questionamentos dos vereadores, porém, algumas respostas ficaram para outro momento.

No local, os vereadores encontraram uma empresa privada executando obras de reforma e ampliação da estrutura. Eles questionaram e o representante do Município afirmou constar no contrato que os antigos proprietários destinariam parte do lucro obtido com os atendimentos realizados durante o período de transição a melhorias e compras de bens e equipamentos para o futuro hospital. “Eu vou verificar isso no contrato que foi assinado, tem um processo, vou procurar verificar”, declarou Joãozinho.

Para Joãozinho, como hoje o hospital já é público, não caberia mais nenhum investimento privado. “Mas vamos estudar. Eu fiz indagações sobre o modelo de contratação, como seria, se seria através de OS, concurso público… Eles têm um novo modelo de contratação: SSA. Não conheço esse tipo de contratação, vou procurar me aprofundar. Eles disseram que isso já existe num hospital metropolitano de Belo Horizonte-MG. Vou procurar saber, de repente, até fazer uma visita para poder conhecer”, ressaltou.

Fiscalização continua

A fiscalização ao empreendimento terá continuidade. “A gente tem alguns documentos de posse, vamos estudar diante de algumas informações. Outras informações, a gente vai solicitar posteriormente. Vamos supor, quando passar o período de transição, eu vou solicitar da empresa os balancetes, vou pedir para um contador especialista fazer a análise que possa dizer qual foi o lucro e se houve lucro, na verdade, para estar sendo feito o investimento”, acrescentou.

Além de Joãozinho, participaram da visita os vereadores, Zé Márcio, Eduardo Canuto, Olivia Tenório, Brivaldo Marques, Siderlane Mendonça, Pastor Oliveira Lima, Cal Moreira, Luciano Marinho, João Catunda.

Mais lidas

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

Com o objetivo de investigar a responsabilidade jurídica e socioambiental da mineradora Braskem no

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) em

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

Em meio à epidemia de dengue e ao aumento de casos por febre chikungunya, um

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

A Secretaria de Estado de Alagoas (Sesau) volta a alertar a população alagoana sobre

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal em Brasília indiciou Jair Renan Bolsonaro, filho do ex-presidente Bolsonaro, pelos

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

A Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC) anunciou o calendário anual de eventos para

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

Por Stanley de Carvalho* Há 60 anos, quando os portões de Brasília começaram a

Seduc anuncia processo seletivo para a Educação Especial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou no último dia 6, no Suplemento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *