Maceió se prepara para receber a segunda etapa dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) Sub-18, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de junho, onde será disputada a modalidade Judô. Estudantes-atletas de todo o país irão competir em busca da classificação para a Gymnasiade, competição internacional que será realizada este ano no Oriente Médio.
A escolha de Maceió como uma das sedes do JEBs Sub-18 é uma grande conquista que foi possível graças ao empenho e dedicação da Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), que trabalhou para colocar Maceió na candidatura e vencer as demais capitais concorrentes.
“Essa é uma conquista significativa para o esporte escolar em Alagoas. Estamos comprometidos em promover o desenvolvimento dos nossos jovens atletas e proporcionar oportunidades para que eles alcancem todo o seu potencial”, reforçou o presidente, Irã Cândido.
Sediar uma evento tão importante como o JEBs é mais do que uma oportunidade esportiva, é também uma forma de impulsionar a economia e o turismo local, além de fortalecer o esporte escolar. A cidade se prepara para receber não apenas os estudantes-atletas, mas também treinadores e demais envolvidos, promovendo intercâmbio esportivo e cultural.
Os JEBs são reconhecidos como a principal competição escolar do país, proporcionando aos participantes a oportunidade de competir e também de desenvolver valores essenciais como disciplina, trabalho em equipe e respeito. Além disso, a classificação para a Gymnasiade representa o reconhecimento do talento e dedicação dos jovens atletas, abrindo portas para o cenário esportivo internacional.
A primeira etapa foi disputada em Aracaju (SE) com as modalidades Atletismo, Karatê, Tênis de Mesa, Wrestling e Xadrez. Depois de Maceió, a competição prossegue em Palmas (TO) com o Basquete 3×3 e o Vôlei de Praia.
Programação em Maceió
As delegações começam a desembarcar na capital no sábado (9). Os participantes ficarão hospedados em oito hotéis da orla com as despesas custeadas pela CBDE, que inclui ainda traslado para o local de competição, alimentação e uniformes.
A pesagem dos estudantes-atletas será feita nos próprios hotéis, onde também haverá o Congresso técnico, palestra sobre judô inclusivo e uma clínica de arbitragem.
As competições serão nos dias 10 e 11 no Ginásio Lauthenay Perdigão, no Trapiche, o antigo Ginásio do Sesi. A competição será transmitida ao vivo no canal da CBDE, no YouTube.
JEBs é seletiva para a Gymnasiade 2024
A Gymnasiade é um evento multiesportivo que é organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF). No Brasil, a parceria é com a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), vinculada ao Governo Federal e que conta com as ações das federações escolares dos estados. Em 2024 a competição será realizada no Barhrein, no Oriente Médio, de 23 a 31 de outubro.
“Nossa parceria com a CBDE e a ISF reforça nosso compromisso em proporcionar oportunidades únicas aos estudantes-atletas. A Gymnasiade é um evento de prestígio, e estamos ansiosos para ver nossos talentosos jovens atletas brilharem em âmbito global”, finalizou Irã.
Por Assessoria