Letramento sobre Inclusão e Equidade de Gênero. Esse foi o tema do segundo eixo de diversidade do mês de sensibilização para o Censo do Servidor 2024, apresentado nesta quarta-feira (12), no auditório da Escola de Governo de Alagoas (Egal). A roda de conversa foi comandada pela professora e assessora técnica da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Maria Alcina, e proporcionou um momento marcado por diálogo, troca de experiências e muito aprendizado.
Entender a importância da inclusão e equidade de gênero nas políticas públicas e como podemos promover um ambiente mais justo e igualitário para todos. Com esse objetivo, Tatiane Lavarini, superintendente de Política de Gestão para Pessoas da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), convidou os servidores estaduais a atentar para a importância da inclusão na gestão pública. “É fundamental ter esses espaços de reflexão, de troca, de debate, de reflexão conjunta”, afirmou ela.
“A política pública é o que nos une nesse momento. Um momento importante para entender que a política não é para uma categoria que eu escolha, ou que seja igual a mim, ou que seja meu espelho. Mas sim, uma gama de pessoas diversificadas e que têm o mesmo direito que eu tenho”, afirmou Maria Alcina. Ela defendeu que é necessário olhar para si e para o outro com mais respeito, levando em consideração a dignidade humana, que é um preceito constitucional.
Para além de responder o Censo, a professora Maria Alcina destacou que a discussão sobre gênero trata-se da compreensão de si mesmo. Para explicar o assunto, ela abordou conceitos importantes, como a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual e também tirou dúvidas sobre o nome social, qual pronome utilizar que banheiro deve usar, entre outras perguntas.
Na Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências e Saúde de Alagoas (Uncisal), a diversidade e equidade no cuidado à saúde foram temas de um curso ofertado aos servidores, dentro do projeto Multiplicando Saberes. “Nosso objetivo foi proporcionar um atendimento igualitário para todos e promover a inclusão através da diversidade e do letramento, abordando como atender diferentes públicos, especialmente no contexto de uma maternidade”, explicou Andrea Gusmão, assessora de Qualidade de Vida da Santa Mônica.
“Precisávamos estar preparados para receber e atender adequadamente, por exemplo, um homem trans gestante, adaptando-nos a essa nova realidade”, acrescentou a servidora da Mesm/Uncisal, que está participando do mês de sensibilização do Censo dos Servidores 2024.
Mês de sensibilização
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) anunciou o Censo dos Servidores 2024, com o objetivo de mapear o perfil dos servidores públicos estaduais através de um formulário online em julho. Esta iniciativa visa subsidiar a criação de políticas públicas para melhorar e modernizar a gestão de pessoas no serviço público, promovendo ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos, em alinhamento com as prioridades do governo estadual. Trata-se de um projeto inédito que reforça o compromisso com a transformação e modernização da administração pública, tornando-a mais representativa e inclusiva.
Para sensibilizar os servidores sobre a importância do Censo e os temas abordados no formulário, diversas ações de conscientização serão realizadas ao longo do mês de junho. Estes eventos tratarão de questões como raça, gênero, identidade religiosa, orientação sexual e pessoas com deficiência. A programação inclui palestras, rodas de conversa, letramentos e debates, que ocorrerão em diferentes locais e datas, proporcionando momentos de reflexão e aprendizado para todos os participantes.
As inscrições devem ser feitas pelo link https://capacitacao.al.gov.br
Cada evento de sensibilização garante certificado de participação para os servidores, e aqueles que participarem de todos os eventos do ciclo de diversidade receberão um certificado único.
CONFIRA A AGENDA DE PALESTRAS
6 de Junho – Lançamento do Censo dos Servidores
Local: Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Jaraguá (CIPT)
Palestra: “Diversidade no Serviço Público” com a Professora Janaina Gama, com enfoque em raça.
10 de Junho – Mesa Redonda – Raça: Vivências e Representatividade no Setor Público, 9h
Local: EGAL
12 de Junho – Letramento sobre Identidade de Gênero, 9h
Local: EGAL
14 de Junho – Roda de Conversa: Diversidade de Gênero, 9h
Local: EGAL
18 de Junho – Palestra: Liberdade Religiosa, 9h
Local: EGAL
19 de Junho – CineDebate, 13h30
Local: Centro Cultural Arte Pajuçara
Exibição de filme seguida de roda de conversa
21 de Junho – Palestra – Instituições Inclusivas: Acesso para Todos, 9h
Local: EGAL
26 de Junho – Letramento sobre Orientação Sexual, 9h
Local: EGAL
28 de Junho – Roda de Conversa: Orientação Sexual, 9h
Local: Auditório do IFAL
Encerramento do Mês de Sensibilização
Por Agência Alagoas