23 de agosto de 2024 11:21 por Da Redação
A mineração predatória que a multinacional Braskem S/A realizou em Maceió por quase 50 anos, está entre os motivos pelos quais, na eleição municipal deste ano, a Justiça Eleitoral teve que mudar locais de votação na capital.
Como em outros pleitos, houve mudança de local em praticamente todo Estado. Porém, em Maceió, a tragédia ambiental provocada pela multinacional tornou-se um novo motivo para a necessidade de alteração dos locais de votação.
Por isso, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) orienta que eleitores e eleitoras procurem saber onde vão votar antes da eleição, marcada para o dia 6 de outubro próximo.
“Orientamos que as pessoas consultem onde vão votar antes do dia da eleição, para que possam ser organizar melhor e não percam o direito de exercer sua cidadania por irem aos locais que não funcionam mais” – alertou o presidente do TRE/AL, desembargador Klever Rêgo Loureiro.
A orientação vale, principalmente, para as mais de 65 mil pessoas que tiveram que deixar suas casas na região do Mutange, Bebedouro, Bom Parto, Pinheiro e Farol, bairros destruídos pela Braskem.
Onde procurar
“As mudanças nos locais de votação ocorrem em todas as eleições por diversos motivos, entre eles a impossibilidade de funcionamento de determinado local, Reformas nos prédios, ou até mesmo, como aconteceu em Maceió, pela evacuação de alguns bairros afetados pela mineração”, explicou o presidente do TRE/AL.
A consulta pode ser feita no aplicativo e-Título ou no portal do Tribunal na internet (www.tre-al.jus.br), no link Serviços Eleitorais/AutoAtendimento Eleitoral (TítuloNet).
Para isso é preciso informar nome, número do título eleitoral ou o CPF. Também é necessário informar a data de nascimento e o nome da mãe do eleitor. Na consulta pelo e-Título, a ferramenta identifica automaticamente a localidade, bastando clicar em “Onde Votar”.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphones ou tablets, nas plataformas IOS ou Android.