12 de outubro de 2024 11:40 por Nivaldo Mota
Vejamos, o melhor exemplo é a nossa Seleção Brasileira, que era algo inerente ao povo, aqueles torcedores que chamamos de raiz e que hoje anda sumindo dos estádios.
A ligação do povo, dos torcedores mais apaixonados ou até mesmo que torcia pela Seleção Brasileira de quatro e quatro anos, em épocas de Copa do Mundo, era real, discutidas antes, durante e depois dos jogos.
Podia ser um simples amistoso, parava o Brasil, todos na frente da telinha para assistir a Seleção. Quando fazia aquelas excursões pela Europa, não era para jogar contra seleções de quinta categoria, sim contra as grandes de lá, era como se fosse uma mini Copa do Mundo.
E hoje? Hoje a Seleção é convocada pelos empresários em conluio com a corrupta CBF e o treinador subserviente de plantão. Alguém aí já ouviu falar em “Savinho”, pois bem, bastou jogar na Europa, nestas transações tenebrosas, ninguém sabe como acontece, pimba, o cara é convocado, o empresário agradece!
Os clubes brasileiros, a maioria deles, vive em crise financeira, culpa dos dirigente, culpa de uma lógica perversa que desvaloriza o nosso futebol, quando impõem regras de fora para dentro do país e aqui como cordeirinhos os corruptos que dirigem o nosso futebol aceitam de forma leniente, mas todos ganhando aí ganhando a sua parte na divisão do bolo financeiro, cada um pegando a sua fatia!
Como num país continental, com milhares de times, somente quarenta tem a primazia de ganhar muito mais que os outros. Gente, a nossa rivalidade não é nacional, é local, é estadual. CRB, CSA ou ASA, não existiriam com a força que tem se não tivessem o campeonato estadual para disputar.
Hoje vivemos naquilo que chamamos das Séries A, B, C e D, para muitos a temporada já acabou faz é tempo, ainda batem no peito para dizer que disputou uma divisão nacional, grande besteira, ufanismo do nada!
Na Série A, apenas três times disputando títulos, imagina isso, num passado recente eram uns doze times que disputavam, mas esta lógica perversa é a que prevalece, segundo eles dar muito dinheiro, para alguns, a maioria vive na mingua eterna!
Estão matando os estaduais, berço de nossa história futebolista, isso é bom ou ruim? Em minha opinião é péssimo, ali foi onde se forjaram as nossas melhores rivalidades. Pensem bem, um Fla X Flu não seria o que é ainda hoje nos dias atuais sem o estadual do Rio de Janeiro. Ou mesmo Palmeiras X Corinthians, por cento não teria a mesma história sem o Paulistão!
Sem falar de Santa Cruz, Sport Recife ou Náutico em Pernambuco, Bahia e Vitória na Bahia, Ceará e Fortaleza no Ceará. E o Belo, o Botafogo/PB, com rivalidade contra Campinense e Treze, é João Pessoa contra Campina Grande. Se não fosse os estaduais…
Mas da glória a corrupção desenfreada em que vivemos na sociedade capitalista, ela só aumenta, o futebol não é uma ilha isolada, não é uma redoma de vidro, impenetrável, a corrupção que sempre existiu entrou com força no futebol.
Quem confia cem por cento nos resultados pelo Brasil afora, das arbitragens, dos jogadores que se vendem, com a casa das apostas agora, piora a situação do nosso futebol! Quanta a Seleção, qual seleção falamos, do povo ou dos empresários?
Se for a do povo, basta um mistão com os melhores times que estão jogando na atualidade, pela ordem, Botafogo, Palmeiras e Flamengo, garanto que não estaríamos passando o perrengue nas Eliminatórias para a próxima Copa do Mundo.
Sim, e os craques brasileiros que jogam na Europa? Sim, os craques podem ser convocados, não os esquemas de empresários!