6 de fevereiro de 2025 11:23 por Da Redação

Sem meias palavras, o ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSD), que acaba de se reeleger vereador, criticou a postura do atual gestor, João Henrique Caldas (PL), o JHC, e de seu vice, Rodrigo Cunha (Podemos), na sessão da Câmara Municipal de Maceió desta quarta-feira, 4. Em sua fala, quando leu mensagem do prefeito ao Legislativo, Cunha encheu a bola de JHC dando a ele todo mérito pelas obras em andamento na capital.
Após a fala do vice-prefeito, que colocou na conta de JHC obras como o Renasce Salgadinho, o programa Minha Casa, Minha Vida, no Conjunto Residencial Parque da Lagoa, e ações como o pagamento dos precatórios dos professores, no valor de R$ 300 milhões, o vereador Rui Palmeira reagiu, sem titubear.
“Nada disso começou do zero, e é nosso dever continuar construindo sobre o que já foi feito, sem apagar a história” – disparou o ex-prefeito.
Em seu primeiro discurso como legislador municipal, Rui deixou claro que não deixará o prefeito e o vice-prefeito sem resposta quando se tratar da apropriação de seu legado administrativo. Maceió não começou há quatro anos, disse Rui Palmeira, se contrapondo à fala do vice-prefeito Rodrigo Cunha.
“Fico muito feliz que o prefeito JHC tenha tido a sensibilidade de dar sequência a esses projetos tão importantes para Maceió” – afirmou Rui, diante do seu ex-vice-prefeito, vereador Marcelo Palmeira.
Seu discurso foi objetivo e com fatos comprobatórios. Rui lembrou que o projeto Renasce Salgadinho, obra mais divulgada por JHC, teve início em sua gestão. O vereador detalhou como conseguiu o financiamento internacional para viabilizá-la.
“Nós conseguimos, à época, 70 milhões de dólares e iniciamos uma luta imensa. O financiamento foi negociado durante quatro, cinco anos. Um financiamento internacional demora, até que a obra comece de fato. Iniciamos obras importantes, como a pavimentação do Clima Bom e do Aeroclube, e deixamos recursos, para a pavimentação da Santa Lúcia. Dentro desse pacote de obras, também está o Renasce Salgadinho” – afirmou Rui Palmeira, rememorando fatos de sua gestão.
Sobre o pagamento dos precatórios aos professores, o vereador disse que batalhou pessoalmente pelos recursos.
“Havia uma decisão judicial desfavorável a Maceió. Conseguimos reverte-la! Deixei a prefeitura com R$ 300 milhões no caixa para o pagamento dos precatórios dos professores e também para as obras de melhorias na rede municipal de ensino” – afirmou.
Na reação ao discurso do vice-prefeito, Rui Palmeira citou o Residencial Parque da Lagoa, projeto iniciado em sua gestão, que passou pelos governos de Dilma Rousseff e Michel Temer, mas foi paralisado no primeiro ano do governo Bolsonaro.
“Hoje, temos a maioria dos blocos entregues. Fico muito feliz que o prefeito JHC tenha tido a sensibilidade de dar sequência a esses projetos tão importantes para Maceió” – declarou.
O vereador Rui Palmeira fez questão de lembrar o quanto Maceió avançou, e o quanto ainda há para fazer. “Estou aqui para trabalhar por Maceió com seriedade e compromisso. Vamos em frente! Esse é só o começo dessa nova fase!” – afirmou.