quinta-feira 3 de abril de 2025

Cronologia do Brasil: Da pré-história ao século 21, um livro que discute projeto de nação

Historiador Ivan Alves Filho registra os principais eventos do país em livro publicado pelo Senado

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação

No ano em que o país celebra os 40 anos da redemocratização, o livro Cronologia do Brasil: Da pré-história ao século 21, do historiador Ivan Alves Filho, lança luz sobre o passado, orientando a sociedade para uma reflexão sobre o presente, com vistas à consolidação de um legítimo projeto de nação com a democracia ainda mais fortalecida no futuro. A obra foi publicada pelo Senado Federal, em 2024, com prefácio do ex-senador Cristovam Buarque.

Democracia 40 anos: Conquistas, Dívidas e Desafios

Considerado um documento útil para estudantes, historiadores, jornalistas e todos os interessados em conhecer os eventos mais importantes da história do Brasil, o livro destaca a constante presença de temas recorrentes na história do Brasil, como o papel das forças militares, as desigualdades sociais e a luta por democracia. Além disso, há a valorização da educação e da memória histórica como ferramentas essenciais para a construção de um futuro mais justo.

“Esse livro faz um balanço da trajetória nacional brasileira, no momento em que o Brasil precisa se dotar de um projeto de nação. A ideia é provocar discussão sobre o processo histórico, que empurre, de fato, o país para um projeto de nação. Uma história bonita do país e da sociedade”, afirmou o autor, em entrevista ao portal da Fundação Astrojildo Pereira (FAP), vinculada ao Cidadania 23.

O autor disse, ainda, que a necessidade de projeto de nação para o Brasil é perceptível ao se resgatar o processo histórico, o que é imprescindível na educação e na formação da sociedade brasileira. Segundo ele, o país teve apenas três projetos de nação.

“Tivemos como projeto de nação com democracia o plano de metas do Juscelino Kubitschek, que resultou em Brasília; as propostas de reforma de base do Jango, entre elas o voto para o analfabeto e a reforma agrária; e a implantação do Real com Itamar Franco, que assegura a transferência de renda do capital para o salário. O Plano Real restabeleceu a participação do salário na renda nacional, que estava sendo corroída pelo processo inflacionário.

Na apresentação do livro, Ivan Alves Filho explica que a motivação da obra foi a necessidade de um registro amplo e acessível da história brasileira. De acordo com ele, o Brasil, devido à sua relevância econômica e política no cenário internacional, precisa estar preparado para as transformações do mundo moderno. “Assim, conhecer o passado é fundamental para enfrentar os desafios do presente e do futuro”, disse ele.

A obra reúne cerca de 10 mil entradas cronológicas, cobrindo desde a pré-história até o século XXI. Segundo o autor, essa compilação não tem caráter exclusivamente político ou ideológico. “Pelo contrário, busca apresentar os fatos mais relevantes de maneira objetiva, promovendo um panorama abrangente da trajetória nacional”, explicou. “Os verbetes adentram os terrenos das relações comerciais e diplomáticas, além de lutas sociais, expansão territorial e fundação de cidades”, acrescenta.

Outro ponto importante ressaltado por Alves Filho é o caráter paradidático do livro, que, no processo de ensino-aprendizagem, é um instrumento útil para professores, estudantes e comunicadores, ajudando a ampliar o conhecimento histórico e fomentando o pensamento crítico.

Fonte: Comunicação FAP

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação A obesidade está por trás

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

25 de fevereiro de 2025 8:47 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *