2 de março de 2025 7:36 por Geraldo de Majella

A vereadora Teca Nelma (PT) vem se consolidando como uma liderança política sintonizada com a juventude de Maceió. Com presença nas redes sociais, tem buscado aproximar os jovens da política, trazendo pautas que dialogam diretamente com suas realidades e preocupações.
Eleita em 2020, aos 23 anos, tornou-se uma das parlamentares mais jovens da história da cidade. Seu mandato se destaca pelo compromisso com a democracia, a ampliação de direitos e o combate às desigualdades, sempre com uma postura combativa e propositiva.
Sua atuação reforça a necessidade de oxigenar o cenário político. Sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) trouxe novas perspectivas para a militância, consolidando-a como uma referência pelas causas que defende e que a levaram a ser eleita em 2020 e reeleita em 2024, desta vez, pela Federação Partidária formada pelo PT, PCdoB e PV.
O seu mandato evidencia que a renovação política vai além de uma questão geracional, é uma necessidade para fortalecer a democracia e garantir que a gestão pública esteja verdadeiramente alinhada às demandas da população.
Ingressar no PT representa, para ela, tanto um aprendizado quanto um desafio, especialmente, no esforço de se consolidar como uma força interna, seguindo a tradição de disputas e construção coletiva dentro do partido. A expectativa é que, até abril, a vereadora Teca Nelma defina sua filiação a uma das tendências internas, um passo que poderá influenciar sua atuação política e seu posicionamento dentro da legenda.
Outro aspecto aguardado pela militância de esquerda e progressista de Maceió é o enfrentamento ideológico contra a extrema-direita. O confronto com o então vereador extremista Fábio Costa, hoje deputado federal, foi um dos pontos altos de seu primeiro mandato, destacando a disposição de se opor ao discurso de ódio e às ações que ameaçam os princípios democráticos e os direitos humanos.
A filiação da vereadora Teca Nelma contribui para o esforço de reestruturação interna do PT, mas também abre possibilidades de crescimento para setores da sociedade que ultrapassam os limites tradicionais do partido. Essa, pelo menos, é uma perspectiva a ser considerada.