segunda-feira 7 de abril de 2025

Alagoas terá 5 equipes do Sesi Senai no Festival Nacional de Robótica

Estudantes desenvolveram soluções inovadoras para desafios reais inspirados na vida marinha

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação

Foto: Divulgação

Cinco equipes alagoanas representarão o estado no Festival Nacional de Robótica 2025, um dos maiores eventos de robótica educacional do Brasil. O festival, promovido pelo Sesi Nacional e pela First, acontecerá entre os dias 12 e 15 de março, em Brasília, e reunirá estudantes de todo o país para competições que estimulam a inovação e o pensamento crítico.

A delegação de Alagoas contará com 49 participantes, entre estudantes, técnicos e equipe de suporte. O estado será representado por cinco equipes do Sesi Senai, cada uma competindo em uma categoria específica. As equipes Sesi Robocamb Sesi Cambtec disputarão na categoria FLL Challenge, após conquistarem o Champion Award na etapa regional. Já as equipes Sesi FTCamb e Sesi Senai FTBen competirão na categoria FTC, enquanto a equipe Sesi Senai BBTECH participará da categoria FRC.

Nesta edição, o festival tem como tema “First Dive”, desafiando os competidores a explorarem soluções para a preservação dos oceanos. Cada categoria abordará uma vertente específica do tema. No FLL Challenge, o desafio será “Submerged”, que explora questões relacionadas ao ambiente subaquático. No FTC, a abordagem será “Into the Deep”, incentivando soluções inovadoras para as profundezas dos mares. Já no FRC, o tema “ReefscapeSM” trará desafios voltados para a preservação e recuperação dos recifes de corais.

Inovação e impacto social

 As equipes do Sesi Robocamb e Sesi Cambtec, da Escola Sesi Centro, desenvolveram projetos inovadores para resolver problemas enfrentados por trabalhadores do mar.

O Sesi Robocamb criou o “Desincraca”, um solvente natural à base de bicarbonato de sódio, água oxigenada e vinagre, que facilita a remoção de cracas dos cascos das embarcações sem prejudicar o meio ambiente. A solução pode reduzir em até 80% os custos anuais de limpeza dos barcos.

O Sesi Cambtec desenvolveu o “Calminho”, um pirulito natural feito com gengibre, óleo de hortelã, suco de limão e xilitol, que combate os efeitos da cinetose (enjoo por movimento), problema que afeta pescadores e trabalhadores marítimos.

Para Carlos Alberto Paes, superintendente do Sesi/AL e diretor regional do Senai, a participação no Festival Nacional de Robótica representa muito mais do que uma competição. “Neste evento, os estudantes são desafiados a desenvolver soluções inovadoras baseadas em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática promovendo habilidades do século XXI e preparando os jovens para desafios reais”, destaca, referindo-se ao método STEAM, desenvolvido nas escolas da rede.

Por Assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação A obesidade está por trás

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

10 de março de 2025 12:46 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *