17 de março de 2025 8:26 por Da Redação

O Serviço Social da Indústria (Sesi) de Alagoas inaugurou oficialmente, nesta segunda-feira (17/3), a Escola Sesi Centro Professor Abelardo Lopes, localizada no Centro de Maceió. Após investimento na modernização da estrutura, a unidade tornou-se uma Escola Sesi de Referência, a segunda da capital alagoana. A solenidade contou com a presença do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, e de diversas outras autoridades.
Em seu discurso, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, destacou a importância histórica da instituição, que foi fundada em 1956, em um período de grande crescimento industrial em Alagoas. “Hoje, estamos diante de um marco. Uma escola que carrega décadas de história e que se reinventa para atender às demandas do futuro. O que era antigo torna-se moderno, o que já era referência, agora se fortalece com uma estrutura inovadora e com um ensino alinhado às exigências do século 21”, completou.
O presidente da CNI, Ricardo Alban, ressaltou que a educação deve ser encarada como um instrumento para mudanças no Brasil. “A preocupação que nós temos com a educação é a mesma que o Brasil inteiro tem. O Sesi Nacional, com as escolas de referência, quer ser um catalisador. Nós não transformaremos a educação no Brasil sozinhos, mas, podemos ser um exemplo, para que as políticas públicas possam reconhecer o sucesso desse projeto”, afirmou Alban. Ele ainda ressaltou que a educação precisa ser lúdica e atrativa para os alunos, especialmente, em tempos de digitalização e desafios pedagógicos.
A nova escola, que integra um dos projetos mais inovadores do Sesi no estado, oferece uma infraestrutura moderna, com salas temáticas, laboratórios de robótica e espaços dedicados à cultura maker. Além disso, o diferencial do novo modelo educacional está na aplicação de metodologias ativas de ensino e no alinhamento do currículo às práticas pedagógicas STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática), preparando os alunos para os desafios do mundo do trabalho.

Ao final, o presidente da Fiea agradeceu a todos os envolvidos no projeto e finalizou com um apelo aos alunos: “Essa escola é para vocês. Ela oferece todas as ferramentas para que se desenvolvam e ampliem horizontes. Mas, acima de tudo, o sucesso dessa jornada depende do compromisso, esforço e dedicação de cada um de vocês. Que esta escola seja um espaço de oportunidades, crescimento e conquistas para todos!”.
A entrega da nova escola contou com a presença de alunos, professores e de autoridades. Entre elas, o secretário de Educação de Maceió, Victor Soares Braga, o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Henrique Passos, o diretor-geral do Senai Cimatec, Leone Peter e o presidente da Ademi-AL, Osman Ramires. Pela CNI, participaram o diretor de Relações Institucionais, Roberto Muniz, o diretor de Comunicação, André Curvello, o superintendente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Davi Bomtempo e o superintendente de Educação Básica do Sesi Nacional, Wisley Pereira.

Pelo Sistema Fiea, prestigiaram a inauguração oficial o vice-presidente, José da Silva Nogueira Filho, o diretor regional do Senai e superintendente do Sesi/AL, Carlos Alberto Paes, as diretoras de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy, de Marketing e SSI, Cláudia Piatti, e de Gestão Estratégica, Nathália Romaguera. além de representantes do setor industrial.
Por Assessoria