19 de março de 2025 12:00 por Da Redação

Em uma solenidade no Palácio do Planalto, ao lado dos presidentes do Senado e da Câmara, o presidente Lula apresentou um projeto de lei que vai aliviar o bolso de mais de 10 milhões de brasileiros! Com a proposta, quem ganha até R$ 5.000 por mês ficará isento do Imposto de Renda.
Até agora, a isenção valia apenas para salários de até R$ 2.640. Com essa ampliação, milhões de trabalhadores terão mais dinheiro direto no bolso, sem o desconto do Leão.
A reação já começou no Congresso, setores da oposição se movimentam para barrar a proposta, enquanto a grande mídia lança sua campanha alarmista. Nos telejornais e editoriais, os comentaristas já disparam:
“O governo abre mão de bilhões em arrecadação, o que pode comprometer o equilíbrio fiscal do país.”
“Especialistas alertam que essa medida pode aumentar a pressão sobre as contas públicas, levando a novos impostos ou aumento da inflação.”
Curioso que quando os bilionários recebem isenções e incentivos fiscais, ninguém fala nada, é naturalizada a apropriação de recurso público.
O que essa medida muda na sua vida?
• Mais dinheiro no seu bolso, sem desconto do IR.
• Justiça tributária: quem ganha menos, paga menos.
• Economia fortalecida, com mais consumo e crescimento.
No Brasil, os verdadeiros privilegiados do sistema tributário não são os trabalhadores assalariados, mas sim os super-ricos, que utilizam brechas na legislação para pagar pouco ou nenhum Imposto de Renda. Entre os maiores beneficiados estão:
Magnatas e setores que quase não pagam Imposto de Renda
Donos de Grandes Bancos: As fortunas de banqueiros crescem sem que eles precisem pagar IR sobre lucros e dividendos. Enquanto um trabalhador assalariado tem o imposto descontado na fonte, os grandes acionistas de bancos como Itaú, Bradesco e BTG recebem milhões sem pagar um centavo de IR sobre esses ganhos.
Bilionários da Indústria e do Comércio: Grandes empresários de setores como agronegócio, telecomunicações e mineração também se beneficiam da isenção sobre lucros e dividendos. Enquanto o pequeno empreendedor paga impostos pesados, gigantes como Ambev e Vale distribuem bilhões a seus acionistas sem tributação.
Barões do Agronegócio: Os maiores latifundiários do país quase não pagam impostos sobre suas fortunas, graças a incentivos fiscais e isenções. Mesmo lucrando bilhões com exportações, muitos escapam do Imposto de Renda.
Fundos de Investimento para Milionários: Muitos bilionários colocam sua fortuna em fundos exclusivos, que só pagam imposto no resgate, permitindo que o dinheiro se multiplique sem tributação por anos.
O governo quer tributar os super-ricos, mas eles reagem: sempre que se fala em taxar bilionários, os mesmos comentaristas da grande mídia alertam para um suposto “desestímulo ao investimento”. Enquanto isso, o trabalhador segue pagando sua parte, todos os meses.