
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) realiza mutirão no Tribunal do Júri das 8ª e 9ª Varas Criminais da Capital, com o objetivo de agilizar o julgamento de processos. Na 8ª Vara, a primeira sessão ocorreu na segunda-feira (17) e o mutirão prossegue nos próximos dias 24 e 31 de março, além de 07, 14, 22 e 28 de abril. Já na 9ª Vara, os julgamentos serão nos dias 24 a 27 de março e 01 a 10 de abril.
Os mutirões, que começam às 8h, acontecerão no Fórum Desembargador Jairo Maia Fernandes (Foro do Barro Duro) e envolverão 30 processos, incluindo casos de feminicídio, homicídio qualificado e tentativa de homicídio. A ação, apoiada pelo presidente do TJAL, desembargador Fábio Bittencourt, visa desafogar a demanda represada, cumprindo os princípios constitucionais da eficiência e celeridade processual.
A coordenadora da Justiça Itinerante, magistrada Natália Castro, explica que o mutirão visa dar mais celeridade ao andamento dos processos, com a participação de 13 juízes. Segundo ela, a ação não só acelera a entrega de justiça, como também permite que os juízes conheçam a realidade de outras unidades. A participação será contabilizada para a aferição de critérios de promoção ou remoção.