
Conhecida mundialmente como a Terra da Liberdade e berço das primeiras organizações de resistência do povo negro, Alagoas será o palco do lançamento da candidatura de Romênio Pereira à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores (PT).
O evento ocorrerá no próximo sábado, 22 de março, a partir das 14 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários, em Maceió, e contará com o apoio de lideranças locais e nacionais do partido, como o deputado estadual Ronaldo Medeiros, o presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento, e o presidente do PT no Rio de Janeiro, Joãozinho.
Romênio Pereira, um dos fundadores do PT, iniciou sua trajetória política no início dos anos 1980, na luta sindical, em seu estado natal, Minas Gerais. Atuando atualmente como Dirigente Nacional do PT e Secretário de Relações Internacionais, Pereira se destacou na representação do partido em importantes agendas internacionais, com líderes políticos e entidades de esquerda da América Latina, Europa e Ásia. Esse trabalho resultou na criação de 24 núcleos internacionais do PT, ampliando a presença global do partido.
Como um dos articuladores políticos mais respeitados dentro e fora do PT, Romênio apresentará suas propostas para o fortalecimento da legenda, destacando seu compromisso em democratizar os recursos do fundo partidário e eleitoral. Ele planeja priorizar o apoio a candidaturas femininas, LGBTQIA+, negras, jovens e quilombolas, além de fortalecer a participação dos deputados estaduais nas decisões do partido, ampliando sua voz nos fóruns partidários.
Romênio também propõe construir um PT voltado para o presente e o futuro, criando canais de diálogo com a militância e com os partidos e organizações do campo democrático e popular. Para ele, é essencial que o PT esteja preparado para reeleger o presidente Lula em 2026, mantendo as políticas de transformação social como prioridade. Contudo, ele ressalta a importância de garantir que as novas gerações tenham mais voz e participação nas decisões internas, fortalecendo a base militante do partido.
Em suas palavras, “temos uma tarefa clara diante de nós: reeleger o presidente Lula em 2026, garantindo que as políticas de transformação social continuem no centro das prioridades deste país. Mas não podemos esquecer que o PT deve estar preparado para o futuro, para as novas gerações. Um partido que ouve, respeita e valoriza suas bases será sempre o favorito do povo. Do Quilombo dos Palmares aos movimentos sociais que transformam este país, estamos aqui, de pé, para manter viva a chama da luta construída por aqueles que vieram antes de nós. Zumbi, Alquatune e Dandara nos dão a direção: nunca ceder, nunca desistir, nunca recuar!”
O evento contará com representações políticas de diversos estados, como Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais.