
A prática de exercícios físicos é fundamental para a manutenção do bem-estar e para a garantia da saúde e qualidade de vida de qualquer cidadão. Essa importância se intensifica ainda mais em um ambiente militar, onde a atividade física deve ser mantida rotineiramente não apenas pela saúde dos profissionais, mas, principalmente, para garantir a segurança da população.
Pensando nisso, o Centro de Treinamento Físico e Desporto (CTFID) do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promove, todas as sextas-feiras, o Treinamento Físico Bombeiro Militar (TFBM) especial para o efetivo da corporação, por meio do programa Sextou com o CTFID. O projeto ocorre semanalmente em diferentes locais e tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, promovendo mais qualidade de vida para os militares.
A intenção é proporcionar um momento de atividade física em um ambiente descontraído, estimulando não apenas a tropa efetiva, mas também os militares da reserva a adotarem esse hábito. O programa busca incentivar uma vida mais ativa, promovendo mais movimento, melhora na saúde e no condicionamento físico.
Dentro da corporação, os militares possuem duas horas diárias, durante três dias da semana, destinadas à prática de educação física. Entretanto, cada militar tem autonomia para executar as atividades que desejar, de forma independente e individual. Por isso, o Sextou com o CTFID, além de promover a saúde, também se torna um momento de integração e socialização para os participantes.

O idealizador do projeto, major Diogo Andrade, explicou a escolha e a importância da iniciativa. “A ideia do Sextou é promover um dia na semana um ambiente de integração e atividade física. Escolhemos a sexta-feira porque é aquele dia em que todos já estão com o sentimento de dever cumprido, mais relaxados. Isso facilita a adesão da tropa, tornando a atividade algo leve, sem pressão ou obrigatoriedade”, afirmou.
Ele ainda destacou como o projeto contribui ativamente para a saúde dos militares. “Com um simples momento como esse, conseguimos despertar nos militares a percepção da importância da atividade física. Aproveitamos para passar orientações sobre postura, como agachar corretamente e como manter uma postura ideal para evitar dores na lombar e na coluna. É um momento de aprendizado e estímulo, em que o militar reflete sobre sua condição atual de saúde. Dessa forma, buscamos incentivar a tropa a melhorar seu condicionamento físico”, concluiu.
A participação é simples, basta que os militares compareçam ao local com o uniforme de educação física, levem uma garrafa de água para hidratação e aproveitem o momento para se movimentar.
O Corpo de Bombeiros entende que projetos e ações como esses reforçam o cuidado da corporação com o bem-estar dos militares, indo além do ambiente profissional.
Por Agência Alagoas