quinta-feira 3 de abril de 2025

Governo de Alagoas executa primeira regularização fundiária da história de Maceió

Ação no Vale do Reginaldo garante segurança jurídica, moradia digna e acesso a serviços essenciais para centenas de famílias

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação

Foto: Agência Alagoas

O Governo de Alagoas está conduzindo o processo de regularização de áreas irregulares no Vale do Reginaldo, em Maceió, com o objetivo de garantir segurança jurídica e transformar a realidade dos moradores. Essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital e a iniciativa faz parte do programa Moradia Legal VI, do Poder Judiciário de Alagoas, que facilita a regularização fundiária de áreas ocupadas por pessoas de baixa renda.

“O Vale do Reginaldo é uma comunidade que enfrenta há anos a irregularidade na posse de terrenos. Nessa área, onde estão localizados alguns desses territórios irregulares, pertencentes ao Estado de Alagoas, o governo, por meio Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio], está realizando o processo de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia digna e o reconhecimento legal dos imóveis para centenas de famílias”, informa Jonathan Araújo, superintendente de Gestão Patrimonial da Seplag.

O órgão estadual coordena as ações necessárias para a regularização, além de fazer o levantamento e a identificação das áreas ocupadas, realizar a gestão patrimonial e providenciar os atos administrativos necessários para a legalização dos terrenos.

De acordo com o levantamento realizado pela Seplag, 96 terrenos estão aptos na primeira etapa de regularização, que está em andamento desde novembro do ano passado, e mais 276 estão habilitados para a segunda etapa, que deve ser realizada no início do segundo semestre deste ano.

O processo segue os parâmetros da Lei Federal n.º 13.465/2017, que simplifica a legalização de áreas urbanas ocupadas informalmente. Com a aplicação da legislação, cada posseiro receberá uma matrícula individualizada do seu imóvel, beneficiando mais de 350 famílias que já foram mapeadas na região.

A entrega dos títulos de propriedade representa um avanço significativo para a urbanização do Vale do Reginaldo. Com o registro formal dos imóveis, os beneficiários passam a ter segurança jurídica sobre suas moradias, além de garantir o direito à propriedade. A regularização fundiária possibilita o acesso facilitado a serviços essenciais, como saneamento básico, energia elétrica e crédito habitacional.

“Nós, enquanto Governo Paulo Dantas, estamos muito orgulhosos em contribuir para a regularização dessas áreas, em dar mais dignidade a essas famílias em Maceió. Essa iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribui diretamente para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades e promoção de comunidades sustentáveis”, reforçou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.

Por Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação A obesidade está por trás

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

27 de março de 2025 5:02 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *