quarta-feira 2 de abril de 2025

Cinco novidades do TikTok que os pais precisam conhecer

As novas ferramentas visam trazer mais segurança e proporcionar o uso equilibrado do aplicativo entre os adolescentes
Foto: Andrew Harrer/Bloomberg via Getty Images

Por Amanda Vieira, da Revista Crescer

Se você tem filhos adolescentes, provavelmente já se preocupou com o tempo que eles passam nas redes sociais e os conteúdos que consomem diariamente. Diante desse cenário, o TikTok lançou novas funcionalidades para tornar a plataforma mais segura para os jovens. Com os novos recursos, as famílias podem personalizar a conta dos adolescentes e também controlar seu tempo de tela.

Entenda as mudanças:

Pausa programada

É muito fácil perder a noção do tempo quando estamos dando scroll nos vídeos do TikTok. Imagine, então, para os adolescentes! Afinal, os conteúdos digitais deixam o cérebro dos jovens completamente estimulado com a liberação da dopamina. Para promover o uso mais equilibrado do aplicativo, a rede social lançou o recurso pausa programada.

No modo Sincronização Familiar — ferramenta de controle parental do Tiktok —, os pais definem os horários em que os adolescentes usam o aplicativo. Quando a família estiver reunida para jantar, por exemplo, é possível bloquear o uso da plataforma. A pausa também pode ser utilizada durante à noite ou mesmo em um passeio sem telas no fim de semana. Essa nova funcionalidade ainda pode ser incluída na rotina, com uma programação recorrente de bloqueio. Se os planos mudarem, os adolescentes conseguem um tempo extra com a aprovação dos pais.

Monitoramento

Ficar de olho nas páginas que os adolescentes estão seguindo também é uma das principais preocupações dos pais. Com essa função, as famílias podem verificar o que os filhos estão seguindo, assim como seus seguidores e as contas bloqueadas. “Com maior visibilidade do perfil, os pais estarão mais bem equipados para ter conversas frequentemente e ajudar a desenvolver as habilidades de alfabetização digital”, diz a nota da empresa.

Alerta

Nos próximos meses, o Tiktok possibilitará que, ao denunciar um vídeo, os adolescentes possam também alertar os pais, responsáveis ou outro adulto de confiança sobre o mesmo. O novo recurso vale até para quem não faz uso da Sincronização Familiar.

Limite de tela diários

Assim como a pausa programada, os limites de tela permitem o bloqueio do aplicativo por um tempo. No entanto, essa função busca estabelecer limites de tela diários e personalizáveis. Durante a semana, por exemplo, os jovens podem usar a plataforma por 30 minutos por dia e aumentar esse limite durante os fins de semana.

Após o limite estabelecido pelos pais ser atingido, o adolescente só poderá usar o TikTok se o responsável compartilhar uma senha exclusiva. No entanto, vale destacar que, mesmo que as famílias não personalizem as configurações da conta dos adolescentes, todos os menores de 18 anos têm um limite de tempo de tela diário de 60 minutos por padrão.

Hora do sono

O recurso Hora do Sono é outra novidade da plataforma. Se o adolescente com menos de 16 anos estiver no TikTok depois das 22 horas, o feed Para Você será interrompido com o novo recurso de relaxamento.

Nesse momento, o jovem receberá um aviso de tela inteira com música suave para ajudá-lo a relaxar e ficar atento ao tempo. Caso opte por permanecer no aplicativo, um novo lembrete é enviado. A plataforma também irá testar, em breve, a adição de exercícios de meditação ao lembrete de relaxamento.

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

Os projetos sociais e educativos desenvolvidos por alunos e professores da Escola Sesi Senai

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

Um grupo de entidades acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que sejam suspensas,

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nessa quarta-feira (29) a

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

Por Marcelo Auler Na expectativa de indenizar sua colega, a juíza M.R.H.L. em R$

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Por Thiago Aquino, da Agência Tatu A campanha Janeiro Branco conscientiza sobre os cuidados

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

Alagoas registrou a abertura de 36.991 empresas em 2024. O número representa um crescimento

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo,

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *