quarta-feira 2 de abril de 2025

Saiba quando é a hora de consultar um nefrologista pediátrico

Especialidade cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais e do trato urinário dos pequenos
Foto: Agência Alagoas

Referência na assistência pediátrica, o Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, possui um ambulatório com mais de 20 especialidades. Uma delas é a nefrologia, que cuida da prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais e do trato urinário dos pequenos.

Apesar de ser uma especialidade importante, a nefrologia é pouco procurada diretamente pelos pais e responsáveis. Geralmente, a criança que precisa passar por esta especialidade é encaminhada pelo pediatra quando percebe alguma alteração nos rins, na bexiga ou na uretra.

O nefrologista pediátrico que atua no Hospital da Criança de Alagoas, João Henrique Chagas, explica que o acompanhamento com o profissional da área pode acontecer antes mesmo do nascimento do bebê.

“Se a mãe tiver muito ou pouco líquido no abdômen ou se na ultrassom antenatal tiver uma dilatação nos rins, já é indicado o encaminhamento para o nefrologista”, explica o médico.

Após o nascimento, os pais e responsáveis devem ficar atentos se a criança tem muitas infecções urinárias, se urina muito ou pouco e se o jato da urina é fraco. Outro problema que aponta a necessidade de levar a criança ou o adolescente para o nefrologista é a dor na hora de urinar, podendo ser causada pelo cálculo urinário, conhecido popularmente como pedras nos rins.

Para o médico João Henrique Chagas, as doenças que acometem os rins são patologias silenciosas. “Muitas vezes as crianças já chegam ao nefrologista com as doenças renais muito avançadas. É importante, ao primeiro sinal de qualquer alteração na rotina da criança com relação à diurese, informar ao pediatra, que irá encaminhar ao especialista da área”, acrescenta o profissional.

Tanto o pediatra quanto o nefrologista podem exigir exames, como ultrassom e teste de urina, para identificar as doenças que acometem os rins e o trato urinário das crianças e adolescentes.

Esses procedimentos e as consultas são realizados no Hospital da Criança de Alagoas, com marcação pelo Sistema de Regulação (Sisreg). O agendamento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou por intermédio das secretarias municipais de Saúde.

Por Agência Alagoas

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

Os projetos sociais e educativos desenvolvidos por alunos e professores da Escola Sesi Senai

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

Um grupo de entidades acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que sejam suspensas,

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nessa quarta-feira (29) a

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

Por Marcelo Auler Na expectativa de indenizar sua colega, a juíza M.R.H.L. em R$

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Por Thiago Aquino, da Agência Tatu A campanha Janeiro Branco conscientiza sobre os cuidados

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

Alagoas registrou a abertura de 36.991 empresas em 2024. O número representa um crescimento

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo,

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *