sexta-feira 4 de abril de 2025

CAU/AL apoia recomendação do MPE para suspender licenças no Litoral Norte de Maceió

De acordo com o presidente do CAU/AL, Geraldo Faria, o conselho tem o compromisso de garantir boas práticas na ocupação urbana

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação

Reprodução/Internet

O plenário do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL) aprovou por unanimidade uma nota de apoio à recomendação do Ministério Público Estadual (MPE) que solicita à Prefeitura de Maceió a suspensão das licenças ambientais e urbanísticas para empreendimentos no litoral norte da capital.

O documento emitido pelo CAU/AL reforça a importância da atualização do Plano Diretor de Maceió e agrega argumentos técnicos e legais para subsidiar a decisão do Município. A nota cita o Estatuto das Cidades e estudos científicos que alertam para os riscos do aumento do nível do mar e seus impactos na região.

Além disso, o texto destaca dispositivos da Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001, ressaltando a necessidade de garantir cidades sustentáveis com infraestrutura adequada e gestão ambiental responsável. O CAU/AL também enfatiza a vulnerabilidade das regiões costeiras e bacias hidrográficas, alertando para os riscos de ocupação desordenada.

De acordo com o presidente do CAU/AL, Geraldo Faria, o conselho tem o compromisso de garantir boas práticas na ocupação urbana. “Nosso objetivo é ampliar o debate e desenvolver a cidade considerando impactos atuais e futuros. Seguimos os princípios do Estatuto das Cidades para ordenar o uso da propriedade urbana”, afirmou.

Foto: Assessoria

Plano Diretor e Plano de Gestão Integrada

A Recomendação nº 10/2025 do MPE foi assinada pelo promotor de Justiça Jorge Dórea, da 66ª Promotoria de Justiça da capital (Urbanismo), e pelos promotores Paulo Henrique Prado e Kleber Valadares, coordenadores dos Núcleos de Urbanismo e Meio Ambiente, respectivamente.

A manifestação do CAU/AL tem o reforço técnico do conselheiro Airton Omena Junior, representante de Alagoas na Câmara Especial de Meio Ambiente do CAU/BR e pesquisador de Planejamento Urbano, Ecologia e Decolonização. Ele destaca a urgência da atualização do Plano Diretor, defasado há dez anos, e a implementação do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), aprovado em agosto de 2024.

O CAU/AL já formalizou um ofício ao Ministério Público Federal e à Superintendência do Patrimônio da União solicitando providências para a efetivação do PGI. Uma reunião sobre o tema está agendada para a próxima sexta-feira.

“O desenvolvimento urbano deve seguir normas estabelecidas em planos como o de Mobilidade, Saneamento Ambiental e Arborização, que são obrigatórios por lei. Fiscalizar essa aplicação é fundamental para garantir um planejamento sustentável”, ressaltou Omena Junior.

A nota de apoio do CAU/AL foi enviada à promotoria e pode ser acessada na íntegra pelo link: www.caual.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/Nota-de-apoio-a-recomendacao-no-1066a-PJMAL.pdf.

*Com assessoria

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação Os projetos sociais e educativos

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação Um grupo de entidades acionou

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação O ministro da Justiça e

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação Por Marcelo Auler Na expectativa

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação Por Thiago Aquino, da Agência

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação Alagoas registrou a abertura de

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação A obesidade está por trás

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

3 de abril de 2025 10:46 por Da Redação Por Lucas Toth, do portal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *