segunda-feira 7 de abril de 2025

Saiba como pacientes podem solicitar atendimento e internação domiciliar

Planos de saúde e SUS devem assegurar esse direito garantido por lei
Foto: Divulgação

Para melhorar a qualidade da recuperação dos pacientes e minimizar riscos, quando estão internados em ambiente hospitalar por muito tempo, é que a legislação brasileira garante atendimento e internação domiciliar às pessoas que possuem indicação médica para receber esse tipo de serviço.

Conhecido como Home Care, o serviço pode ser solicitado tanto por pessoas que tenham contratos com planos de saúde como por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Para explicar sobre com a população deve agir para requerer o serviço, o Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav/AL) convidou José Tenório Gameleira, advogado especialista em direito médico e da saúde.

De acordo com o advogado, qualquer pessoa, independente de idade, ou enfermidade, pode fazer a solicitação de atendimento domiciliar, desde que haja indicação médica determinando o tratamento de acordo com uma doença listada na Classificação Internacional de Doenças (CID).

“Existem duas leis que tratam sobre o assunto, a Lei nº 9.656/1998, que trata sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, e a Lei nº 8.080/1990, que instituiu o SUS no Brasil. Nas duas legislações, o serviço é garantido e deve ser feito por equipes multidisciplinares, com profissionais da medicina, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e demais áreas que sejam necessárias ao tratamento do paciente, de acordo com cada caso e indicação médica”, explicou José Tenório Gameleira.

Durante o período da internação domiciliar, os pacientes possuem os mesmos direitos, como se estivesse em uma unidade hospitalar. Então, eles devem receber medicamentos e correlatos, como fraldas, luvas, seringas e agulhas. Caso seja prescrita uma alimentação especial, a mesma também deve ser fornecida pela empresa de Home Care.

O especialista ainda orienta pacientes e familiares sobre o que fazer nas situações em que o atendimento ou a internação domiciliar tenham sido negados pelos planos de saúde ou pelo SUS, mesmo com indicação médica. “Os pacientes devem, inicialmente, tentar resolver administrativamente, caso a situação não seja resolvida, a orientação é procurar um advogado ou a Defensoria Pública da União ou do Estado, com pedido de liminar ou tutela antecipada, para que o juiz analise o mais rápido possível”, afirmou Gameleira.

“Vale ressaltar que, ao fazer a solicitação junto à empresa de Home Care, os pacientes devem ter um bom relatório médico. Nele deve constar, no mínimo, a descrição da doença do paciente, junto com o CID e os tratamentos já realizados. Além disso, precisa constar se a internação é de urgência ou não, e definir os próximos passos, assim como os equipamentos médicos iniciais e as medicações que devem ser utilizadas”, finalizou.

Em dados divulgados em 2023, o Censo da Atenção Domiciliar do Núcleo Nacional de Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD) mostrou que 346 mil pacientes são atendidos por ano. Os números são referentes a 2021 e 2022, em estudo feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Please follow and like us:
Pin Share

Mais lidas

Ministra Luciana Santos destaca poder transformador de trabalhos realizados por alunos do Sesi Alagoas

Os projetos sociais e educativos desenvolvidos por alunos e professores da Escola Sesi Senai

Entidades pedem ao MPF a paralisação imediata das obras da Linha Verde

Um grupo de entidades acionou o Ministério Público Federal (MPF) para que sejam suspensas,

Governo anuncia concurso com 2 mil vagas para a Polícia Federal

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou nessa quarta-feira (29) a

Para indenizar juíza, TJPR zera as contas de jornalista

Por Marcelo Auler Na expectativa de indenizar sua colega, a juíza M.R.H.L. em R$

Janeiro Branco: Maranhão é o estado com menos psicólogos na rede pública do Nordeste

Por Thiago Aquino, da Agência Tatu A campanha Janeiro Branco conscientiza sobre os cuidados

Alagoas registra a abertura de mais de 36 mil empresas em 2024

Alagoas registrou a abertura de 36.991 empresas em 2024. O número representa um crescimento

Obesidade leva a disparada de diabetes no mundo em três décadas

A obesidade está por trás do grande aumento de casos de diabetes no mundo,

Praça dos Três Poderes recebe ato em defesa da democracia em 8 de janeiro

Por Lucas Toth, do portal Vermelho A Praça dos Três Poderes, em Brasília, será

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *