25 de setembro de 2020 2:28 por Da Redação
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado para dispersar um protesto de ex-trabalhadores da Veleiro, na manhã de hoje (25). Com bombas de efeito moral e balas de borracha, eles intimidaram o grupo que fechava a Avenida Fernandes Lima, em frente ao Cepa, para cobrar o pagamento de direitos trabalhistas. Houve correria.
De acordo com a categoria, a empresa atrasa salários, não paga férias e também não recolhe o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Três pessoas ficaram feridas após a intervenção policial.
Veja vídeo:
Governador comemora ação da polícia
No Twitter, o governador Renan Filho manifestou apoio à ação policial contra os trabalhadores. Segundo o chefe do Executivo, protestar é democrático, mas, “impedir o direito de ir e vir das pessoas, não”. De acordo com Renan Filho, o ato dos trabalhadores foi uma “arbitrariedade”.
Acionado, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) desbloqueou a Av. Fernandes Lima, em Maceió. Protestar é democrático; impedir o direito de ir e vir das pessoas, não. Não aceitaremos arbitrariedade.
— Renan Filho (@RenanFilho_) September 25, 2020
O tuíte do governador gerou reações, a maioria contra a ação do Bope. Internautas criticam o uso da força policia contra trabalhadores. “Houve tantos protestos fechando ruas em Maceió ultimamente. Só esse recebe essa reprimenda?”, questionou o advogado Richard Manso.
Houve tantos protestos fechando ruas em maceió ultimamente. Só esse recebe essa reprimenda?
— Richard Manso (@cavalcantimanso) September 25, 2020
Outros lembraram protestos como o das mulheres de detentos que, mais de uma vez, bloquearam avenida em em Maceió e não tiveram o mesmo tratamento que os trabalhadores.
Quando era mulher de presidiário impedindo a passagem, ninguém atirava em trabalhador né? ????
— Camila ?⬛ (@crblimaa) September 25, 2020
Reprimir trabalhadores e pais de família que estão errados em fazer o que fizeram mas que queriam apenas chamar atenção da sociedade pra condições desumanas de trabalho,forças excessiva desnecessária.
— cabeçapensante (@4848_55) September 25, 2020
Entendo que esse tipo de protesto seja excessivo do ponto de vista da restrição do direitos constitucionais de outrem.(Em um Estado Democrático).
Mas qual Estado Democrático resiste diante de trabalhadores com 7 meses de salário atrasado?
A fome devia constranger…
— Policarpo (@Demetru54799964) September 25, 2020
A ação também gerou mensagens de apoio.
https://twitter.com/Alexandrejr1980/status/1309503213306032128?s=20
E outras de repúdio:
https://www.instagram.com/p/CFkSx3rJVC8/?igshid=vievuhen4wl