6 de outubro de 2020 11:12 por Da Redação
Trabalhadores sem-terra que há 18 anos vivem no Acampamento Mandacaru, no município de Traipu, denunciam que vêm recebendo ameaças do ex-vice-prefeito da cidade de Girau do Ponciano, Severino Correia Cavalcante – o “Severino do Chapéu” – e de Toinho Monteiro, filho do antigo proprietário da área.
De acordo com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), eles querem expulsar as famílias do local. De acordo com as famílias, os dois estiveram no acampamento nessa segunda-feira (5), acompanhados de outros homens, exigindo que os camponeses e camponesas deixassem a área, ameaçando passar com trator e com bala por cima das pessoas que continuassem no território.
O MST informou que já acionou os órgãos competentes para acompanhar o caso.
Segundo o movimento, no Acampamento Mandacaru os agricultores vivem da roça, em especial da produção de feijão, milho, palma e criação de pequenos animais. A área ainda conta com uma escola de jovens e adultos que atende os acampados e acampados.
No início de 2020, mesmo após várias tentativas de negociação com o Poder Público, as famílias foram despejadas da área e, após o início da pandemia, retornaram para a terra no mês de abril na tentativa de manter a sobrevivência e trabalho na terra.