O maior artilheiro do futebol espanhol nascido no Brasil é um alagoano de 38 anos e se chama Yuri de Souza. Apelidado de “El Mago de Maceió”, “El Capitán” e “O Fenomeno”, ele tem mais de 180 gols marcados em cerca de 400 jogos em 14 temporadas na Espanha.
É mais do que Neymar (105 vezes pelo Barcelona), Ronaldo Fenômeno (151 gols entre Real Madrid e Barcelona), Rivaldo (130 gols pelo Barcelona) e Romário (53 gols pelo Barça).
Essa marca foi batida no pequeno SD Ponferradina, time da região de León, no noroeste da Espanha, que disputa a Liga SmartBank, espécie da segunda divisão espanhola. Ele veste a camisa do clube há 11 anos.
Mas a estreia no futebol espanhol aconteceu em 2005, no Pontevedra, indo depois para o Las Palmas, até ser transferido para o Ponferradina, onde o “Mago de Maceió” tornou-se o terceiro maior goleador entre as três principais divisões da Espanha, atrás apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.
De acordo com a revista Exame, Yuri nunca jogou no Brasil. O pai dele, Alex, foi volante em times como CRB, CSA e Sport. No fim da década de 1980, foi jogar em Portugal. Yuri tinha então cinco anos. Por lá, deu seus primeiros chutes e ganhou a cidadania portuguesa.
A sua meta é ambiciosa: levar seu time, pela primeira vez, à primeira divisão do Espanhol.