9 de agosto de 2021 11:04 por Marcos Berillo
A campanha de vacinação contra a peste suína clássica segue até o dia 20 próximo, no município de Maragogi, Litoral Note de Alagoas. Por meio de comunicado nas redes sociais, a prefeitura apela para que os produtores permitam a entrada dos vacinadores nas propriedades.
A doença é causada por um vírus da família flaviviridae, gênero pestivirus, e possui um sorotipo viral subdividido em dez subtipos. Acomete suínos (Sus scrofa) domésticos e asselvajados.
O vírus é encontrado em todas as secreções e excreções do animal infectado e pode ser transmitido pelas vias direta (contato entre animais, aerossóis e suas secreções e excreções, sangue e sêmen) ou indireta (água, alimentos, fômites, trânsito de pessoas, equipamentos, materiais, veículos, vestuários, produtos, alimentos de origem animal), entrando no organismo por via oral e oro-nasal.
Fornecimento de restos alimentares contaminados aos suínos, sem tratamento térmico, é a forma de entrada mais comum da doença em países livres. Infecção transplacentária é importante, gerando leitões clinicamente sadios, mas que disseminam o vírus.
Estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) indica um impacto de R$ 1,3 bilhão a R$ 4,5 bilhões no mercado de carne suína caso haja a reintrodução da doença na zona livre da doença.