Em 2023, as prévias carnavalescas de Maceió terão um dia a mais de festa, com os blocos de trio passando a desfilar no sábado anterior ao Pinto da Madrugada. Este, sairá na avenida no sábado antes do carnaval.
Para 2022, a distribuição dos blocos e eventos acontecerá da mesma forma dos anos anteriores. Começa na sexta-feira, com o Jaraguá Folia e, no sábado, segue com o desfile do Pinto da Madrugada e os demais blocos integrantes da Liga Carnavalesca de Maceió, a exemplo das Pecinhas, Bloco do Rei e Turma da Rolinha. No domingo, também na orla, desfila o Bloco Vulcão, da Polícia Militar de Alagoas.
O acordo entre a Liga Carnavalesca de Maceió e os representantes do Pinto da Madrugada foi fechado na última terça-feira, 28, com a mediação da Fundação Municipal de Cultura (FMAC). “As prévias carnavalescas – e o próprio carnaval – são tão importantes em nossa cidade, em termos de tradição e agregam inúmeros gêneros e vertentes musicais e de expressões culturais. Por isso, podemos afirmar que teremos, de maneira organizada, segura, democrática e tranquila a presença de todos que fazem as nossas prévias serem uma das melhores do Brasil”, destaca a presidente da FMAC, Mirian Monte.
Organização da folia
Com a definição do calendário, a Prefeitura de Maceió vai articular com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal e Polícia Militar, todo um planejamento para tratar da segurança, organização e viabilidade dos festejos de prévias carnavalescas.
“Já normatizamos as prévias do próximo Carnaval e organizamos todas as datas para não haver atrito. A partir de agora, as prévias ficarão sob a incumbência da FMAC. Vamos dar os próximos passos, para garantir um Carnaval com segurança”, disse o secretário-adjunto da FMAC, João Lyra.
Planejamento
Segundo o presidente do Bloco Pinto da Madrugada, Hermann Braga, a organização do Carnaval com antecedência foi importante para garantir um melhor planejamento dos eventos e entendimento entre as partes.
“Este novo formato permitirá também que o desfile do Pinto da Madrugada, o principal evento de Alagoas, ganhe uma maior dimensão, que mais orquestras do interior venham desfilar, teremos mais carros alegóricos, alegorias, fantasias e, principalmente, teremos mais foliões na avenida, já que muita gente trabalha até às 14h no sábado e não tinha condições de desfilar no Pinto da Madrugada. Isso só fortalece nossas tradições, nossa identidade e valoriza nosso patrimônio imaterial. Além disso, os blocos de trio poderão ter mais tempo para desfilar e a cidade ganhará mais um dia de festa. Tenho certeza de que Maceió terá o maior Carnaval da sua história e a diversidade da festa ficará preservada”, diz Hermann Braga.
Alegria
O presidente da Liga Carnavalesca de Maceió, Dinho Lopes, destaca como grande fator positivo o planejamento feito com a devida antecedência que proporciona aos blocos se prepararem melhor para desfilar, repercutindo diretamente na geração de emprego e renda que decorrem do carnaval.
“Além da alegria que os seus blocos e eventos promovem a todas as tribos, idades e pessoas já que a Liga Carnavalesca promove a inclusão social em parceria com a APAE, tem seus blocos infantis, blocos do público mais jovem, os mais tradicionais e blocos essencialmente do frevo, sem falar nos seus eventos como o Jaraguá Folia e o Carnaval de Edécio Lopes”.
Consta na programação da FMAC para o próximo ano, a realização do Carnaval com polos distribuídos na cidade e apresentações artísticas culturais.