1 de novembro de 2021 6:41 por Mácleim Carneiro
Adorei e concordo plenamente com o texto de uma artista consciente, Manu Saggioro (foto), jovem e sem a alienação tão comum, para essas questões abaixo expostas.
“Uma reflexão breve sobre a venda física e digital de músicas. Tenho meu CD a venda por 20 reais. Não vende pois ninguém mais tem onde escutar. Ok, então subo o disco no Spotify e outras plataformas de streaming, assim disponibilizo ele pra todo mundo e a plataforma me paga por play. Legal!
Quanto a plataforma me paga por play? 0.0033 dólares cada.
Quantos plays eu tive desde que lancei o disco? No spotify tive 39.000 plays, ou seja, 39 mil vezes escutaram minhas músicas. Quanto dá isso?
São 727 reais ao longo de dois anos e 10 meses.
Sabe quanto fica com a distribuidora digital? 25%.
Mas sabe o quanto é preciso pagar pra colocar um disco e dois singles no spotify? 150 reais.
Vamos dividir o restante pelos meses arrecadados?
Onze reais e sessenta e quatro centavos por mês.
11,64.
Isso é o que eu ganho por mês por me escutarem.
Dou exemplo do spotify porque é a plataforma mais acessada. Mas é isso. O espaço da música parece estar mais democratizado, no entanto, os grandes seguem sendo os grandes e os pequenos seguem sendo os pequenos.
Essa medida não é talento nem o quanto se trabalha, mas é o quanto a indústria com suas escolhas e padrões determinam sobre nós.
Quando você apreciar um artista independente, saiba que tudo o que puder fazer para divulgá-lo, ajudá-lo a vender discos, shows, etc, será muito muito importante.”
No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!???