18 de fevereiro de 2020 10:07 por Marcos Berillo
No retorno dos trabalhos legislativos nesta terça-feira (18), o governador Renan Filho (MDB) apresentou aos deputados o plano de governo e as metas para este ano. A presença do chefe do Executivo na primeira sessão solene de abertura do ano legislativo é prevista na Constituição Estadual. Dos 27 deputados, 22 estiveram presentes e ouviram atentamente o pronunciamento do governador, que da tribuna da Assembleia Legislativa fez não apenas uma prestação de contas de seu mandato, mas lançou um apelo aos parlamentares para que votem antes do Carnaval o rateio do Fundeb.
O governador falou em convergência para dizer que sabe que contará com o apoio da Casa. “Vou fazer um apelo em nome da convergência. Se todo mundo tiver junto com o mesmo propósito podemos aprovar e o governo pagar até porque o recurso já está reservado e vai beneficiar cerca de 50 mil pessoas em Alagoas”, disse Renan Filho.
Disse que o rateio é um direito dos professores, mas reforçou que só pode pagar com a aprovação pelo Legislativo do projeto que enviou para a Assembleia.
Ele lembrou ainda de ter visto que deputados fizeram críticas ao governo para os quais estaria jogando para a Assembleia a responsabilidade pela aprovação do rateio. Foi o caso de Davi Maia (DEM) e Cabo Bebeto (PSL). Segundo eles, o governador poderia ter encaminhado a matéria à ALE em regime de urgência ou numa sessão extraordinária durante o recesso, mas não o fez.
“Eu enviei o projeto para a Assembleia e eu vi que alguns parlamentares colocaram dificuldades regimentais para aprovar antes do carnaval”, disse Renan Filho, e apelou: “Só sabe o professor que está com o bolso vazio esperando o dinheiro para pular o carnaval.”
O projeto precisa ainda passar pelas comissões para ir a plenário. Na ausência do presidente da Casa, deputado Marcelo Victor, por conta do falecimento de sua mãe, a sessão foi comandada pelo vice-presidente, deputado Galba Novaes (MDB).
1 Comentário
Os professores ganham tão mal que ficam aguardando ansiosos esse rateio. E não é pro Carnaval não, é pra pagar as contas.