28 de fevereiro de 2020 6:24 por Da Redação
As centrais sindicais do Brasil se reuniram nessa quinta-feira (27), em São Paulo, e definiram um calendário de mobilizações em todo país em defesa das liberdades e do Estado Democrático de Direito. O calendário inicia na próxima terça-feira, 3, e vai até maio. As centrais também conclamaram a unidade de todas as forças sociais.
As entidades avaliam que o momento político é delicado e consideram que a convocação, pelo presidente da República e seu grupo político, para uma manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF), se soma a outros episódios de ataque à democracia. Alertam ainda para o agravante do conflito ocorrido em Sobral (CE) em que foi alvejado o senador licenciado Cid Gomes, episódios, que segundo as centrais, colocam em risco à estabilidade social.
Indicam a necessidade de melhor compreensão do atual momento, “bem como das estratégias que estão em curso na relação com o Congresso Nacional onde está em debate um conjunto de reformas que buscam a redução dos direitos da classe trabalhadora e o desmonte do Estado brasileiro”.
E reafirmam a importância das mobilizações que segundo informam “já estão sendo organizadas por diversas categorias de trabalhadores e setores da sociedade”. Durante o encontro em São Paulo convocaram cada central “a potencializar esses movimentos em todo o país por meio de suas bases sindicais e dos movimentos sociais”.
Como calendário, indicam como mobilizações a serem fortalecidas e organizadas:
03/03/2020 – reunião dos partidos e organizações da sociedade civil em defesa do Estado Democrático de Direito e das instituições republicanas que ocorrerá no Congresso Nacional as 10hs.
08/03/2020 – atos em defesa dos direitos das mulheres (Dia internacional da mulher)
14/03/2020 – atos em memória da luta da vereadora Marielle Franco
18/03/2020 – ato em defesa dos serviços públicos, empregos, direitos e democracia.
01/05/2020 – 1º. De Maio Unificado das Centrais.
Por fim, deliberam pela urgência na comunicação para informar a população sobre o atual momento político vivido no país, indicando a necessidade de amplificar as mobilizações para as periferias das grandes cidades e o interior do país.
Encaminhamentos:
– Preparar ida a reunião no Congresso Nacional (dia 03/03/2020);
– Divulgar o calendário de mobilização e organizar a participação das lideranças sindicais em todos os atos;
– Realizar propostas de material de comunicação (proposta inicial a ser apresentada pelo Conlutas e aprovada pelas Centrais);
– Contatar movimentos sociais para amplificar as mobilizações.
Presentes: CUT, Força Sindical, UGT, CTB, Nova Central, Nova Central, CSB, CGTB, CONLUTAS e Intersindical