A PEDIATRA (Andrea Del Fogo)
A autora é paulistana, tem 47 anos e é mestre em filosofia, pela USP. Em seu primeiro romance, Os Malaquias, de 2010, ganhou o prestigioso prêmio Saramago de literatura. Tais credenciais pontuam o potencial da moça e ela, nesse romance inusitado, vai às raias do que, conceitualmente, seria absurdo supor sobre uma personagem médica neonatologista que, para dizer o mínimo, sobre o seu caráter idiossincrático, não gosta de crianças.
Cecília, a personagem protagonista, foi definida muitíssimo bem, pela Fernanda Torres, como “a pediatra canalha.”, no texto da contracapa do livro. Andrea Del Fogo arquitetou a sua protagonista com cinismo, sarcasmo, quase nenhuma compaixão e nem um resquício de escrúpulo, para os limites éticos de sua profissão. É um romance que gira o tempo todo em torno das questões pediátricas, porém, com brechas suficientes para um enredo amoroso e uma paixão doentia por uma criança (filha do seu amante), que ela ajudou a nascer, com o requinte de pensamentos cruéis e vingativos.
O romance flerta com o absurdo, com o inimaginável para uma profissional da medicina, porém, parece não estar muito longe da realidade de alguns personagens da vida real.
No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!???