terça-feira 30 de abril de 2024

Emater e Caixa Econômica assinam convênio para ofertar crédito rural

Evento ocorreu nessa segunda-feira (27), na sede do Instituto

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação

Foto: Assessoria

Nessa segunda-feira (27), o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) assinou um convênio com a Caixa Econômica Federal, para a execução do programa de Crédito Rural. O evento aconteceu na sede da Emater e contou com a presença do presidente Moisés Leandro, do secretário de Agricultura, Maykon Beltrão; do deputado federal, Marx Beltrão; e do superintendente da Caixa, Marcio Alves.

O presidente Moisés aproveitou o ensejo para lembrar que, no ano passado, a Emater já havia firmado uma parceria igual com o Banco do Nordeste. “Agora, a Caixa está ampliando esse acesso como ente financeiro oficial. A prestação de serviço é importante porque o crédito é indispensável para o fortalecimento e autonomia da agricultura familiar como um todo”.

O secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão, avaliou que o convênio fará com que os técnicos facilitem o recebimento do recurso por parte dos agricultores familiares. “O governador Paulo Dantas é um grande incentivador da agricultura familiar. E nós iremos fazer novos trabalhos, convênios, para facilitar a vida do pequeno produtor alagoano”.

Já o deputado federal por Alagoas, Marx Beltrão, se mostrou contente com o trabalho do presidente Moisés Leandro, que buscou fortalecer a área. “Com certeza, essas linhas de crédito vão melhorar a vida do agricultor assistido pela Emater, que acertou em cheio com essa parceira com a Caixa”, finalizou.

Como vai funcionar?

A parceria tem como foco as atividades constantes de assistência técnica em nível de imóvel prestadas ao produtor rural, que é atendido pela Emater, na concessão do programa nas localidades em que os extensionistas do Instituto atuam.

A assistência será prestada aos produtores rurais, sejam pessoas físicas ou jurídicas, em nível de imóvel, para elaborar um plano simples ou projeto técnico, e realizar a orientação técnica e gerencial. O trabalho grupal consistirá no atendimento a equipes de até 20 mini/pequenos agricultores, que tenham determinadas características comuns no tamanho médio de suas explorações, culturas ou criações; padrão de produção; e níveis de tecnologia e de renda.

Neste convênio, que terá a duração de 24 meses a partir da data de assinatura, a Emater se compromete a orientar o agricultor na escolha e no desenvolvimento das atividades financiadas, mediante a elaboração e acompanhamento da proposta, plano ou projeto, além da orientação técnica diretamente na propriedade.

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação Por Eliane Brum, do portal

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

28 de junho de 2022 11:16 por Da Redação Por Stanley de Carvalho* Há

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *