6 de março de 2020 3:16 por Marcos Berillo
A cientista política Luciana Santana fez uma análise, nesta quinta-feira (5), sobre os reflexos do fraco resultado do PIB (Produto Interno Bruto) no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro e a reação do presidente que em mais um episódio de ataque à imprensa divulgou vídeo em que um humorista dá banana para os jornalistas. Em entrevista à rádio Nova Brasil, a especialista disse que a situação é preocupante.
“Já se esperava nos bastidores que o resultado seria abaixo das expectativas apresentadas no início do ano, então essa divulgação acabou ontem trazendo uma frustração geral, tanto no ambiente político, quanto no ambiente econômico”, afirma Luciana Santana.
Impactos
Ela diz que há vários outros elementos que precisam ser avaliados. “Quais são os impactos ou o que é que causou na verdade essa frustração no resultado. E a gente teve um ano de 2019 muito turbulento, mesmo aprovando a reforma da Previdência, que era a grande reforma esperada, do ponto de vista político não houve o mesmo desempenho. A gente teve muitos momentos, muitos fatos políticos, que levaram a criar uma baixa confiança do mercado interno e externo em relação ao Brasil”, analisa.
E cita os fatores que influenciaram no resultado do PIB. “Houve menos investimento do que o previsto, o consumo não subiu tanto quanto se esperava, a taxa de desemprego ainda é muito alta. São vários elementos que contribuíram para a manutenção dessa baixa e consecutiva em três anos. Muitos economistas, inclusive, já consideram a década de 2010 como a década frustrada. Se a gente compara com a década anterior, a gente tem uma situação muito desastrosa. A economia não cresce, altas taxas de desemprego, a gente teve um impeachment no meio do caminho e a gente tem um governo muito confuso ainda”, pontua Luciana Santana.
A especialista ressalta que em mais uma ‘surpresa’ o “próprio presidente não quis enfrentar os números. Tanto que na coletiva de imprensa, quando se esperava que ele pudesse se posicionar, inclusive apresentar propostas para melhorar esse índice em 2020, mas pelo contrário ele fez questão de zombar da cara dos jornalistas, levou inclusive bananas e um humorista para desvirtuar um tema tão sério como esse”.
Projeção
Luciana Santana lembra ainda que “a equipe econômica tentou se posicionar, mas também depois de tudo que aconteceu ontem não deu uma resposta satisfatória, e tudo indica que no ano de 2020 a gente vai ter também um PIB abaixo do esperado, até porque, além dos problemas internos que a gente já vive, tem o problema do Coronavírus, que deve afetar o mercado internacional, inclusive o mercado brasileiro”, ela afirma.
A especialista destaca que o resultado do PIB, somado à alta do dólar, reflete diretamente no poder de consumo da população. “Na verdade, o Brasil continua muito estagnado, com baixo crescimento econômico, pouco atrativo para investimento, consequentemente a gente tem a manutenção alta da taxa de desemprego, baixo consumo. Temos ainda essa influência em