terça-feira 30 de abril de 2024

Maricenne Costa, A Cantora de Voz Colorida

Pode ser um fato, um acontecimento histórico, teorias mirabolantes, pontos de vista exclusivos e singulares, enfim, uma infinidade de possibilidades ao conhecimento e aprendizado.

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro

 

Na imensa maioria das vezes, os livros sempre me revelam algo que eu desconhecia até então. Pode ser um fato, um acontecimento histórico, teorias mirabolantes, pontos de vista exclusivos e singulares, enfim, uma infinidade de possibilidades ao conhecimento e aprendizado. Porém, quando se trata de uma biografia, sobre uma personagem que eu deveria conhecê-la, pois construiu sua carreira e sua obra no universo artístico, no qual eu também trafego, então, o fato de desconhecê-la foi mais do que uma revelação da minha ignorância, foi de uma incompreensão inédita, porém, reflexiva e esclarecedora. Só por essas possibilidades, o recém lançado livro ‘MARICENNE COSTA, A Cantora de Voz Colorida’, escrito a quatro mãos por Elizabeth Sene-Costa – irmã caçula da biografada – e pela jornalista e escritora Vitale de Castro Laís, com pitadas generosas dos depoimentos transcritos da própria Maricenne Costa, já valeria a pena e tornou-se um imensurável achado para mim.

O livro, que me foi enviado pelo querido Beto Previero e reforçada a sua importância pelo não menos querido Moisés Santana (ambos, personagens citados e atuantes nessa obra biográfica), foi como uma grande janela que se abriu à minha ausência de conhecimento sobre a vida, trajetória artística e obra de uma grande cantora brasileira, uma das pioneiras da Bossa Nova e pioneiríssima ao gravar Chico Buarque pela primeira vez, num compacto simples lançado em 1964, com a canção ‘Marcha Para Um Dia de Sol’.

Biografia Imprescindível

Ao ler sua biografia, soube que Maricenne Costa começou muito jovem, ganhando o concurso A Voz de Ouro ABC, da extinta TV Tupi, no início da década de 1960. Rapidamente, tornou-se conhecida em todo o Brasil, à época, pela sua voz afinadíssima e límpida, como uma fonte pura e translúcida, que despertava admiração e provocou o comentário do mestre João Gilberto: “Que mensagem linda tem a sua voz, ela tem cores…”

‘MARICENNE COSTA, A Cantora de Voz Colorida’ também é um livro iconográfico, posto que repleto de fotografias, recortes de jornais e inúmeras capas de discos lançados pela artista, que também foi atriz de teatro muitíssimo bem-sucedida. Além disso, o livro traz depoimentos significativos de pessoas que foram importantes e acompanharam de perto a carreira e trajetória de Maricenne Costa. De tudo isso foi feito ‘MARICENNE COSTA, A Cantora de Voz Colorida’, uma biografia imprescindível à história da música popular brasileira, além de uma deliciosa leitura, repleta de aprendizados e lição de vida, para os dias frios do mês de agosto de uma era nada comum.

No +, MÚSICABOAEMSUAVIDA!!!

Mais lidas

Marielle: a quem se destina a terra?

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro Por Eliane Brum, do portal

CPI da Braskem tem 35 dias para concluir investigação, que inclui visita aos bairros destruídos

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro Com o objetivo de investigar

Sem declarar IR cidadão não pode sequer receber prêmio de loteria que, acumulada, hoje sorteia

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro O prazo para entrega da

Risco de morte após a febre chikungunya continua por até 84 dias, diz Fiocruz

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro Em meio à epidemia de dengue

Saúde volta a alertar alagoanos sobre medidas de prevenção contra a dengue

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro A Secretaria de Estado de

PF indicia filho de Bolsonaro por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro A Polícia Federal em Brasília

FAEC anuncia calendário anual de eventos esportivos para o público escolar

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro A Federação Alagoana de Esportes

Bar do Doquinha: o lar enluarado da boemia

2 de setembro de 2022 12:07 por Mácleim Carneiro Por Stanley de Carvalho* Há

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *